Home > Notícias > Sintsef-CE participa de reunião com servidores da Unilab

Sintsef-CE participa de reunião com servidores da Unilab

A greve geral do serviço público federal foi um dos temas debatidos pelo Sindicato na reunião


Sintsef-CE participa de reunião com servidores da Unilab
Reprodução/Sintsef-CE

Sintsef-CE

Na manhã desta quarta-feira (05), a Direção Colegiada do SINTSEF/CE participou de reunião com servidoras e os servidores da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Realizado de forma virtual, pelo Google Meet, o momento teve como pauta a discussão sobre o planejamento dos setores para a entrada no regime parcial de teletrabalho, aprovado em 24/12/2021, com vigor a partir de 03/01/2022, de acordo com resolução do Conselho Administrativo (Conad/Unilab).

No debate sobre conjuntura, os representantes do SINTSEF contribuíram com a discussão sobre a Reforma Administrativa, PEC 32, que tramita na Câmara dos Deputados proposta por Bolsonaro e Guedes para destruir o serviço público no Brasil. “Ela não ter sido votada no ano de 2022 representou uma vitória para o movimento sindical. Mas, com a volta do recesso do Congresso em fevereiro, será importante continuar resistindo contra a privatização dos serviços públicos, o fim dos concursos e muitos outros absurdos da PEC 32”, afirmou Roberto Luque da Coordenação Geral do SINTSEF.

A defasagem dos salários do funcionalismo federal, sem reajuste desde 2017, também foi um dos pontos comentados durante a reunião. Enquanto o presidente Bolsonaro reservou recursos no orçamento para conceder aumento aos policiais, base de apoio de seu governo, se negou a dialogar com as entidades que representam os demais servidores públicos. Em razão disso, está se formando na categoria o desejo de construir uma greve nacional do serviço público com paralisação marcada para o dia 18 de janeiro.

Durante a reunião, ficou encaminhado à realização de uma plenária com todos os servidores da Unilab, sejam técnicos administrativos, assuntos educacionais e também docentes para discutir a construção da greve geral. Também foi solicitada uma maior aproximação do Sindicato com a base da Unilab, bem como o agendamento de uma reunião com o professor Roque do Nascimento Albuquerque, Reitor da Instituição, e a professora Larissa Deadame Nicolete, Pró-Reitora da Propae.

Segundo professora a Mara Rita de Oliveira, gerente do Núcleo Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (Niadi), que coordenou a reunião, há boa vontade e compromisso com o serviço público por parte da atual Reitoria da Unilab e é preciso aproveitar essa disposição para apresentar o SINTSEF e as demandas dos servidores da Universidade.

As datas das próximas atividades devem ser divulgadas em breve.






NOSSOS

PARCEIROS