Home > Notícias > Sindsep e Sintsprev aprovam unificação dos sindicatos no Mato Grosso do Sul

Sindsep e Sintsprev aprovam unificação dos sindicatos no Mato Grosso do Sul

Congresso extraordinário deve acontecer ainda esse ano para unificar, na prática, os sindicatos. Servidores federais do Mato Grosso do Sul promovem modelo de fusão que será importante no processo de fortalecimento de toda a categoria


Sindsep e Sintsprev aprovam unificação dos sindicatos no Mato Grosso do Sul
Foto: Imprensa Condsef

Condsef/Fenadsef

O primeiro passo para unificar, na prática, sindicatos que representam servidores públicos começa a acontecer no estado do Mato Grosso do Sul. No VII Consindsep/MS, que aconteceu em Campo Grande nos dias 14 e 15, Sindsep-MS e Sintsprev-MS aprovaram a fusão dos sindicatos já que dividem representação da mesma base. Com a série de ataques que vem sendo promovidos visando enfraquecer a organização da classe trabalhadora, o modelo será essencial para buscar o fortalecimento de toda a categoria. 

A Condsef/Fenadsef participou do congresso e enxerga com otimismo o debate em torno de unificar, na prática, as entidades. Com mais de 36 sindicatos gerais e alguns específicos em sua base, além de representar trabalhadores de cinco estatais, a Confederação responde por 80% dos servidores do Executivo Federal e é a maior da América Latina no setor. 

Um congresso extraordinário deve acontecer ainda esse ano para seguir tratando da fusão das entidades. No ano passado, enquanto discutia a unificação, o Sindsep-MS divulgou nota reforçando a importância desse debate. "Uma entidade unificada, deve lutar para consolidar a defesa do serviço público, a defesa de servidores e empregados federais, a defesa dos direitos sociais e lutar pela recomposição salarial tão necessária. É nesse nível que esperamos desenvolver efetivamente o debate e os encaminhamentos sobre a unificação sindical dos servidores federais, no estado do Mato Grosso do Sul", destacava a nota. 






NOSSOS

PARCEIROS