Home > Notícias > Sindiserf-RS está implantando a Calculadora da Saúde

Sindiserf-RS está implantando a Calculadora da Saúde

De acordo com a coordenadora, neste primeiro momento os empregados da Ebserh compõem o grupo pois estão na linha de frente do combate à pandemia, o que facilita o acesso aos dados


Sindiserf-RS está implantando a Calculadora da Saúde
Imagem: Reprodução

Sindiserf-RS

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf-RS) já está implantando a Calculadora da Saúde, elaborada pela Condsef/Fenadsef em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A ferramenta pretende subsidiar trabalhadores e gestores públicos na tomada de decisões sobre ações emergenciais de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil, especialmente na habilitação de novos leitos para internação de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

No Sindiserf-RS, o grupo de trabalho é coordenado pela secretária da Saúde do Trabalhador da entidade, Rosemary Manozzo. O secretário geral, Marizar Mansilha de Melo; o secretário de Administração e Patrimônio, Marcolino Antunes de Oliveira; o adjunto da pasta da saúde, Marcos Gladimir Lima Lacerda; os delegados sindicais Vera Regina Gomes da Rosa e Reginaldo Luceiro Valadão e, a representante do Comitê de Combate ao Covid-19, Maiara Félix de Quadros também integram o grupo. Os três últimos são também empregados da Ebserh, atuando nos hospitais universitários do estado.

O grupo já participou da primeira oficina, realizada no dia 28 de julho, através do aplicativo zoom. Na ocasião, técnicos do Dieese e representantes da diretora da Condsef/Fenadsef mostraram um tutorial sobre o funcionamento da Calculadora.

De acordo com a coordenadora, neste primeiro momento os empregados da Ebserh compõem o grupo pois estão na linha de frente do combate à pandemia, o que facilita o acesso aos dados. “A ideia é aos poucos inserindo representantes do Hospital Militar e Policlínica, ir dialogando com os outros setores da saúde”, conta Rosemary.

Como funciona? com uma metodologia direcionada e um amplo banco de informações que servem como base de consulta, a calculadora pode ser usada pelos profissionais da saúde como referência para responder a três informações centrais: 1) há equipamentos necessários?, 2) há necessidade de ampliação de leitos?, 3) há necessidade de EPI, incluindo material de higiene e limpeza, para trabalhadores da unidade de saúde pesquisada?

A calculadora permite comparações sobre a real e a necessária força de trabalho contratada para prestar serviços de saúde, além de medir a oferta de Equipamentos de Proteção Individuais. Com essas informações, o profissional da saúde poderá se guiar e, a partir do cenário apresentado, acionar sua entidade sindical representativa para que ela colete com agilidade as principais demandas daqueles que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19 em todo o país.






NOSSOS

PARCEIROS