Home > Notícias > Projeto que suspende pagamento de empréstimos consignados passa no Senado

Projeto que suspende pagamento de empréstimos consignados passa no Senado

Proposta precisa agora passar por aprovação na Câmara dos Deputados


Projeto que suspende pagamento de empréstimos consignados passa no Senado
Foto: Fernanda Sette/TV Tambaú

Condsef/Fenadsef

O Senado aprovou nessa quinta-feira, 18, o Projeto de Lei (PL) 1328/20, de autoria do senador Otto Alencar, que suspende por 120 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado. A medida vale para quem recebe benefícios previdenciários, incluindo servidores e empregados públicos e trabalhadores do setor privado, ativos e inativos. A proposta apenas suspende as prestações que serão convertidas depois em prestações extras, com vencimentos em meses subsequentes à data de vencimento da última prestação prevista para o financiamento. 

Nenhuma prestação suspensa poderá ter multa, juros de mora, honorários advocatícios e nenhuma outra cláusula penal. Fica ainda vedada inscrição em cadastros de inadimplentes ou abusca e apreensão de veículos financiados por motivo de suspensão das parcelas. O PL segue agora para a Câmara dos Deputados onde ainda precisa ser votado. 

Em maio, o desembargador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional da 1a Região, acatou recursos impetrados pela União e pelo Banco Central cassando a suspensão das cobranças de empréstimos consignados conquistadas na Justiça. A suspensão da cobrança dos empréstimos consignados segue, então, dependendo de aprovação do Congresso Nacional. 

Em maio, um dos advogados que presta serviços ao Sinfa-RJ, entidade filiada à Condsef/Fenadsef gravou vídeo explicando a situação. Relembre:

Com informações da Agência Senado






NOSSOS

PARCEIROS