Home > Notícias > Governo pede doação de computadores para manter servidores em home office

Governo pede doação de computadores para manter servidores em home office

Ministério da Economia abriu chamamento público para receber computadores, notebooks e tablets. As propostas serão recebidas até 30/06. Secretário-geral da Condsef, Sergio Ronaldo da Silva classificou o pedido de doação como "vergonhoso"


Governo pede doação de computadores para manter servidores em home office
Foto: Michael Melo/Metrópoles

Metrópoles

O trabalho remoto virou uma realidade para mais da metade dos servidores públicos federais com a pandemia do novo coronavírus. A mudança na rotina exige adaptações, como a utilização de sistemas on-line. Contudo, alguns empregados públicos não têm os equipamentos necessários, por exemplo tablets e computadores em casa. O governo federal também não possui aparelhos suficientes para distribuir.

Para solucionar a carestia de recursos, a Central de Compras do Ministério da Economia abriu um chamamento público para receber doação de computadores, notebooks e tablets para serem utilizados por servidores em home office. As propostas serão recebidas até 30 de junho.

O mais recente balanço da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, com dados até 22 de maio, mostra que 51% dos 600 mil servidores do quadro federal estão trabalhando de casa.

Ministério Economia abriu um chamamento público para receber doação de computadores, notebooks e tablets

Os servidores estão afastados das repartições há quase três meses. O governo editou a primeira instrução normativa que adequou o funcionamento do serviço público aos efeitos da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 12 de março.

O trabalho remoto é alvo de desentendimentos entre o governo e a categoria. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) enviou um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando que o trabalho remoto seja aplicado a toda a administração pública federal, com exceção de setores essenciais. O documento de 24 de março não teve resposta.

Secretário-geral da Condsef, Sergio Ronaldo da Silva classificou o pedido de doação como “vergonhoso”. “O Executivo, em vez de investir para que as pessoas cumpram seu trabalho, para que isso seja feito com melhor qualidade, não o faz. É uma coisa esdrúxula. O governo tem condições de comprar seus equipamentos e aparelhos. Para o servidor, esse pedido de doação é humilhante”, criticou.

As doações recebidas pelo governo federal já somam R$ 24 milhões. Desde o começo da pandemia, o Ministério da Economia obteve insumos de saúde, como máscaras, protetores oculares e faciais, luvas, sabão líquido, álcool em gel, termômetros e respiradores.

O governo também recebeu doações de outros itens, como computadores, tablets e serviços de logística para transportar insumos de saúde para o Brasil.

“No caso dos itens de saúde, as doações são encaminhadas para o Ministério da Saúde, que distribui o material entre as unidades de saúde. Já para os outros itens, como computadores e tablets, o Ministério da Economia encaminha as doações em conjunto com os outros órgãos”, explica, em nota.

A maior parte dos donativos são oriundos de pessoas jurídicas. As ações ocorrem pelo site reuse.gov.br, que inclui doações com ou sem ônus para o governo. O interessado deve incluir as informações sobre o produto ou serviço, anexar fotos e indicar, opcionalmente, se é para um órgão específico.






NOSSOS

PARCEIROS