Home > Notícias > Em assembleia, Sindsep-AM pede participação de filiados nas ações de luta

Em assembleia, Sindsep-AM pede participação de filiados nas ações de luta

A reunião, que aconteceu na sede do Sindicato dos Petroleiros no Amazonas (Sindipetro-AM), marcou também as comemorações do Dia do Aposentado, celebrado no último dia 24 de janeiro


Em assembleia, Sindsep-AM pede participação de filiados nas ações de luta
Foto: Sindsep-AM

Sindsep-AM

Com um grande número de aposentados e pensionistas, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), assembleia geral extraordinária sobre as propostas para a campanha salarial de 2019. Na oportunidade foi também discutida a atual conjuntura política do país e a ação judicial que será movida contra o Banco do Brasil, referente ao pagamento do benefício Pasep. A reunião, que aconteceu na sede do Sindicato dos Petroleiros no Amazonas (Sindipetro-AM), marcou também as comemorações do Dia do Aposentado, celebrado no último dia 24 de janeiro.

A mesa foi composta pelos secretários Menandro Sodré (finanças), João Leite (aposentados e pensionistas), Adminildo Lima (filiação e assuntos do interior) e Jorge Lobato (administração). Eles iniciaram os trabalhos ressaltando a importância da sindicalização, principalmente para aposentados e pensionistas. “Ser associado ao sindicato é fundamental para o fortalecimento da nossa classe. O que seria de nós se não tivéssemos uma entidade que defendesse os nossos interesses frente ao governo, frente às dificuldades e lutas que têm sido permanentes?”, questionou Adminildo.

“O sindicato serve para fazer a inserção dessa defesa junto à sociedade. O governo não vai negociar de forma passiva. Ele sempre nega o que é de direito. Como vocês aposentados já contribuíram para o Estado, precisam se unir a essa luta em defesa dos nossos direitos”, frisou Jorge Lobato.

O secretário João leite acrescentou que é preciso a participação de todos os ativos, aposentados e pensionistas neste momento de grave ameaça. “Precisamos ser mais participativos nas ações de lutas do sindicato, manter sempre esse contato para que a direção consiga transmitir de forma direta todos os assuntos relacionados aos nossos interesses. O sindicato tem como princípio servir de apoio aos servidores, mas a entidade precisa desse retorno, que é a participação”, argumentou Leite.

Campanha

Em seguida, o secretário de finanças, Menandro Sodré, comentou sobre o lançamento da Campanha Salarial dos Servidores Públicos Federais, que acontece em fevereiro. Na ocasião, Sodré apresentou a proposta de reajuste deste ano, que será encaminhado ao governo nas próximas semanas. Inicialmente, o percentual reivindicado é de 26%, correspondente às perdas salariais dos últimos três anos.

“Além dessa correção nos salários, que não sofreram nenhuma alteração desde 2015, queremos que o governo reajuste os valores dos benefícios como vale-alimentação e plano de saúde, que é subsidiado 100% pelo servidor. Nos últimos anos, só tivemos perdas, mas isso não nos impede de lutar por esse reajuste. Por isso a importância da união de todos, pois a força não está somente no sindicato, mas na classe em si. Vamos manter a luta viva, mesmo sabendo que a batalha será dura”, destacou Sodré.

Ação

Sobre a ação judicial contra o Banco do Brasil, foi informado, mais uma vez, que todos os servidores (ativos e aposentados) têm o direito a requerer judicialmente a correção do valor das cotas do Pasep. Podem entrar com a ação os servidores que receberam o benefício de 2014 pra cá, devido à prescrição do processo ser de cinco anos, bem como todos aqueles que ainda não sacaram o benefício.

O secretário Menandro alertou ainda para o risco de transferência deste processo a advogados que não são ligados ao Sindsep-AM. “Muitos advogados que não são do sindicato estão procurando os aposentados para assumirem esse processo. Isso é um risco. O Sindsep-AM tem uma assessoria jurídica estruturada para orientar os nossos associados da melhor forma”, ressaltou.

Para dar início à ação, o associado precisa comparecer ao sindicado levando RG, CPF, comprovante de residência, cópia da portaria de aposentadoria ou da concessão da pensão e extrato constando pagamento de cotas e valor recebido a título do Pasep, além de microfilmagem de todo o período depositado.

Após a assembleia, a direção do Sindsep-AM serviu um café da manhã para todos os aposentados e pensionistas que participaram do encontro.






NOSSOS

PARCEIROS