Home > Notícias > Em assembleia, empregados da Conab no RS aprovam pauta de reivindicação de ACT

Em assembleia, empregados da Conab no RS aprovam pauta de reivindicação de ACT

Os participantes referendaram, ainda, a Fenadsef como representante legal dos empregados da Conab


Em assembleia, empregados da Conab no RS aprovam pauta de reivindicação de ACT
Reprodução/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Os empregados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lotados no estado do RS, aprovaram a pauta de reivindicação para o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, durante assembleia geral extraordinária realizada  na manhã desta sexta-feira (31). O encontro foi convocado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS) e aconteceu  através da plataforma zoom, conforme disposto na Lei 14.010 de 10 de junho de 2020.

A secretária geral adjunta do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch, o secretário de Administração e Patrimônio, Marcolino Antunes de Oliveira e a secretária adjunta de Filiação e Política Sindical do Sindiserf/RS, Maria Cristina Câmara, que é empregada da Conab, coordenaram a assembleia. Os participantes analisaram e debateram a pauta composta de 58 itens. Novas propostas podem ser anexadas à pauta, porém serão discutidas na Plenária Nacional.

O secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sergio Ronaldo da Silva, acompanhou a agenda e ressaltou a complexidade que envolve a situação da Conab e seus empregados. “Ainda não terminamos as discussões do último ACT, de 2019/2020, que está represado no TST, e já estamos iniciando os debates deste”, declarou.

Sergio Ronaldo lembrou que o impasse judicial se dá porque a Companhia quer retirar inúmeros direitos de seus empregados. Além disso, em 2019, a empresa se recusou a cumprir acórdão unânime do TRT-10, que reconheceu a Fenadsef como legítima representante dos seus empregados, emperrando o início das negociações do ACT 2019/2020. “Desde então, uma sucessão de prorrogação do antigo Acordo começou a acontecer mostrando descaso da empresa na recepção das propostas dos empregados”, recordou.

Ele também falou da Plenária Nacional do setor, que será realizada virtualmente na próxima quinta-feira (6), a partir das 9h. O encontro online ocorrerá via zoom, respeitando o isolamento social para contenção da pandemia de Covid-19. Na pauta, constam aprovação da proposta do ACT 2020/2021 e eleição da Comissão de Negociação dos empregados.

A assembleia também elegeu Arnaldo José da Silva Monteiro e Maria Cristina Câmara como representantes dos empregados da Conab para participarem da Plenária Nacional. Os participantes referendaram, ainda, a Fenadsef como representante legal dos empregados da Conab.






NOSSOS

PARCEIROS