Home > Notícias > DC&T e Desap fecham ciclo de encontros setoriais da base da Condsef/Fenadsef

DC&T e Desap fecham ciclo de encontros setoriais da base da Condsef/Fenadsef

Relembre pautas específicas da maioria do Executivo. Três encontros em 2020 foram presenciais, os demais ocorreram virtualmente seguindo protocolos de segurança exigidos pela pandemia de Covid-19


DC&T e Desap fecham ciclo de encontros setoriais da base da Condsef/Fenadsef
Encontros presenciais e virtuais marcaram 2020 (Fotos: Reprodução)

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef concluiu um ciclo de encontros setoriais que reuniu representantes da maioria do Executivo Federal para debater pautas específicas e comuns à categoria. Antes de março, quando as autoridades sanitárias passaram a adotar recomendações de isolamento para combater a pandemia de Covid-19, três encontros presenciais haviam sido realizados em Brasília: DEEXT (Ex-Territórios e Anistiados), DENAP (Aposentados e Pensionistas) e DEMP (Empresas Públicas). Os demais não ficaram sem discutir sua pauta específica. A Condsef/Fenadsef realizou encontros virtuais com todos os setores de sua base que ajudou a definir também uma agenda prioritária comum à maioria dos servidores federais. Os encontros que fecharam o ciclo foram dos servidores da Ciência e Tecnologia (DC&T) e da Segurança e Advocacia Pública (DESAP). 

Confira a seguir a íntegra dos relatórios de acordo com sua categoria:

Encontros virtuais

DC&T - Ciência e Teconologia

DESAP - Segurança e Advocacia Pública

DEC - Educação e Cultura 

DENTMA - Meio Ambiente e Dnocs

DEMEC - Ministério da Economia, Ex-Ministério do Trabalho, Fazenda, Planejamento e Infraestrutura

DESC – Saúde  

DOMC - Civis dos Órgãos Militares 

DARA - Agricultura e Reforma Agrária

Encontros presenciais

DEEXT - Ex-Territórios e Comissão Nacional de Demitidos e Anistiados

DEMP - Empresas Públicas

DENAP - Aposentados e Pensionistas

Unificados

Além da reforma Administrativa (PEC 32/20) outras ameaças unificam não só servidores federais, mas estaduais e municipais na luta contra o desmonte do Estado brasileiro. As PECs 186, 187 e 188/19, que compõem o chamado "Plano Mais Brasil" e que, entre outras ameaças, podem reduzir salários do funcionalismo em até 25%, também estão no radar. 

Ações para garantir a proteção a saúde dos servidores e empregados públicos durante a pandemia também foram pauta de todos os encontros. Outra pauta que unifica a categoria é a luta pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por 20 anos.

Com o país atingindo quase 155 mil mortos e mais de 5,2 milhões de infectados pela Covid-19 a luta para assegurar o trabalho remoto é outra unanimidade. O fornecimento de equipamentos de segurança (EPIs) para servidores que necessitam atuar na linha de frente e de modo presencial segue ainda um desafio, incluindo a testagem permanente desses trabalhadores. Outra demanda unificada é a luta pelo reajuste da contrapartida paga pelo governo para os planos de saúde de autogestão.  

28 de outubro: "Eu Luto Pelos Serviços Públicos"

Depois de participar de um dia nacional de lutas com atividades em todo o Brasil contra a reforma Administrativa em 30 de setembro, a Condsef/Fenadsef e suas filiadas integram mais um dia com paralisações, atos e protestos nas principais capitais e cidades do país. O próximo dia 28, dia do Servidor, será o Dia Nacional do "Eu Luto Pelos Serviços Públicos". Entre as ações está o amplo debate sobre a construção e deflagração de uma greve geral do setor que não está descartada.






NOSSOS

PARCEIROS