Home > Notícias > Condsef lança podcast semanal com notícias de interesse dos servidores públicos

Condsef lança podcast semanal com notícias de interesse dos servidores públicos

Conversa Pública vai ao ar todas as sextas-feiras e pode ser acessado pelo site da Confederação ou pela página do Soundcloud. Interessados podem se cadastrar para receberem áudios pelo WhatsApp. Escute último episódio


Condsef lança podcast semanal com notícias de interesse dos servidores públicos
Imagem: Condsef / DR

Condsef/Fenadsef

A ascensão dos podcasts chegou à organização sindical. Acreditando que informação é poder e está na base da democracia, da igualdade e da justiça, a Condsef/Fenadsef abre mais um canal de diálogo com a categoria. Agora também é possível se informar sobre as notícias de interesse do servidor público federal enquanto toma aquele cafezinho ou dirige a caminho do trabalho. É só entrar no site da Confederação ou na página do Soundcloud e apertar o play no último episódio do Conversa Pública, que vai ao ar todas as sextas-feiras.

Caso prefira, o ouvinte pode se cadastrar para receber os áudios por WhatsApp. Basta escrever para imprensa@condsef.org.br e solicitar inclusão na lista de transmissão de notícias da entidade.

"São menos de dez minutos de balanço sobre os principais acontecimentos da semana, que interessam os servidores públicos federais. As notícias vão desde movimentações na Esplanada dos Ministérios e polêmicas no Congresso Nacional a informes sobre planos de saúde e reivindicações dos trabalhadores", comenta Sérgio Ronaldo da Silva, Secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

A inspiração veio pela avaliação do departamento de comunicação da entidade sobre novas ferramentas de informação que têm se destacado nos cenários nacional e internacional, especialmente entre a faixa mais jovem da população. Se estatísticas de 2015 do extinto Ministério do Planejamento já indicava aumento de servidores entre 31 e 35 anos, principalmente mulheres, hoje, devido às aposentadorias efetivadas nos últimos 3 anos e aos concursos realizados até fins de 2018, essa porcentagem é ainda maior.

"As entidades sindicais têm o desafio grande de dialogar com a categoria veterana, com aposentados e pensionistas, ao mesmo tempo que temos que saber conversar com os novos servidores, que são de uma geração atenta às novidades, que busca informação por diversas plataformas digitais diferentes e que precisam saber dos trabalhos das entidades que representam seus direitos trabalhistas", comenta Sérgio.

Versatilidade

Atualmente existem mais de 700 mil podcasts ativos no mundo, em mais de 100 idiomas, que alcançam milhões de ouvintes. O interesse pode ser explicado pelo tempo e pela temática. Em momentos de vídeos on demand, canais de Youtube e correria cada vez maior no dia a dia, o podcast se destaca pelo fato de poder ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, diferentemente de programas de rádio, que vão ao ar em determinado horário e, se perdido, dificilmente é possível ouvir novamente. 

A temática específica também colabora. Em vez de ouvir diversos assuntos aleatórios até chegar ao tópico aguardado, o podcast já reúne os assuntos de determinado tema, otimizando o tempo do ouvinte. 

Escute em qualquer lugar

De acordo com pesquisa realizada pela Apple, nos Estados Unidos, 70% da população acompanha podcasts no país, e a faixa etária de maior envolvimento é entre 25 e 44 anos. A ferramenta é mais utilizada por público qualificado: 68% dos ouvintes têm pós-graduação.

Resultados da mesma pesquisa mostram a diversidade de formas de se ouvir podcasts. 49% dos ouvintes escutam em casa; 22% enquanto dirigem; 11% no trabalho; 3% enquanto se exercitam e 7% escutam em outras situações. As formas de escutar podcasts são diversas. É só escolher a sua forma preferida e acompanhar as notícias.

No último episódio, o Conversa Pública comentou sobre Paulo Guedes na Comissão Especial da Previdência, sobre os ataques aos servidores públicos federais e a "caça aos marajás" e sobre a comparação infeliz que o Ministro da Educação fez entre universidades e chocolates. Ainda teve a Condsef/Fenadsef na audiência pública do Senado, em defesa da Previdência Social. Ouça aqui.






NOSSOS

PARCEIROS