Home > Notícias > Condsef/Fenadsef e filiadas vão às ruas em defesa do serviço público e estatais

Condsef/Fenadsef e filiadas vão às ruas em defesa do serviço público e estatais

Atos contra a reforma Administrativa marcaram essa quarta, 30. Servidores debatem a construção de uma greve geral contra os ataques do governo Bolsonaro ao setor público. Próximo ato nacional já tem data: 28 de outubro


Condsef/Fenadsef e filiadas vão às ruas em defesa do serviço público e estatais
Foto: Sindsep-DF

Condsef/Fenadsef

A quarta-feira, 30, foi marcada por um Dia Nacional de Luta em defesa dos serviços públicos, das estatais e contra a PEC 32/20 da reforma Administrativa de Bolsonaro-Guedes. De Norte a Sul do Brasil, a Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas integraram as atividades que reuniram servidores federais, estaduais e municipais e contaram com apoio das centrais sindicais e representantes da sociedade civil organizada. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, participou do ato, em Brasília, que teve concentração organizada pelo Sindsep-DF no Espaço do Servidor, seguindo normas de seguranças exigidas pelo momento de pandemia que o Brasil ainda enfrenta. 

Sérgio lembrou que este é um importante passo na luta contra a reforma Administrativa e outros projetos que tramitam no Congresso Nacional com a intenção de desmontar o Estado brasileiro, entregando setores estratégicos para a sociedade à iniciativa privada. O próximo ato nacional em defesa dos serviços públicos já tem data: 28 de outubro.

Confira participação das filiadas à Condsef/Fenadsef em diversos estados nesse Dia Nacional de Luta:

Minas Gerais

A atividade teve concentração na Praça da Estação. Os servidores mineiros protestaram contra o desmonte dos servidores públicos e levaram cruzes representando os ataques ao Estado brasileiro que prejudicam a maioria da população que depende de serviços públicos.


Fotos: Sindsep-MG

Amapá

Uma carreata pelas ruas de Macapá marcou o Dia Nacional de Luta contra a reforma Administrativa no estado do Amapá. A manifestação contou com uma intervenção do presidente Errolflynn Paixão da CUT/AP que em frente da sede do INSS convocou os servidores públicos à luta, para barrar a reforma administrativa. “Meus companheiros, não podemos deixar de jeito nenhum que essa reforma seja aprovada no congresso nacional, porque o que está em jogo é o futuro das novas gerações que, se essa reforma for aprovada, o que teremos são setores importantes do serviço público entregues ao grande capital”. A carreata seguiu até ao palácio do governo estadual na Avenida FAB, onde os manifestantes fizeram suas falas. Fechando o ato o presidente da CUT lembrou da reforma da Previdência Estadual (Amapá Previdência) que está em curso na Assembleia Legislativa.


Fotos: Sindsep-AP

Ceará

Junto com a CUT-CE, demais centrais, representantes dos sindicatos de servidores estaduais e municipais e dos movimentos populares, o Sintsef-CE participou do "Dia Nacional e Defesa do Serviço Público e Contra as Privatizações", que aconteceu em frente a sede dos Correios, no Centro de Fortaleza. A atividade foi marcada por falas e manifestações contra a PEC 32/20 que trata da reforma administrativa, bem como com protestos contra as recentes iniciativas do governo Bolsonaro de retirar dinheiro dos precatórios do Fundef para financiar o projeto eleitoreiro Renda Cidadã. A defesa das empresas públicas, como os Correios e a revogação da EC 95/16 do teto dos gastos também foram temas presentes nas reivindicações do ato de hoje.


Foto: Sintsef-CE

Mato Grosso

Em Cuiabá houve panfletagem e distribuição de máscaras, além de diálogo com trabalhadores que buscavam serviços em três agências da Caixa Econômica Federal, explicando os malefícios da Reforma Administrativa. A grande maioria que estava na fila usava máscaras mas não respeitaram o distanciamento social. Na parte da tarde aconteceu uma grande carreata pelas ruas da capital com destino final no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. As falas criticando duramente o presidente Jair Bolsonaro e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, pode ser ouvida no trajeto, dentro dos carros, através de uma frequência modulada (FM). Outras cidades do Estado também participaram do ato chamado pelas Centrais. 


Fotos: Mário Hashimoto/Sindsep-MT

Espírito Santo

Em Vitória a atividade teve concentração às 17 horas, na Praça Costa Pereira. Representantes de diversas categorias de servidores no estado, incluindo o Sindsep-ES, participaram da atividade. 


Foto: Sindsep-ES

Rio Grande do Sul

Mesmo com chuva, o Sindiserf-RS se somou a dezenas de pessoas que se reuniram em frente ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS), no bairro Bom Fim em Porto Alegre, para protestar contra a reforma administrativa do governo de Jair Bolsonaro. A atividade integrou o Dia Nacional de Luta, que teve atos em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul e estados do país. Na capital gaúcha, a mobilização foi organizada pela Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS) e contou com representantes de mais de 20 entidades.


Fotos: Sindiserf-RS

Maranhão

A atividade em São Luís foi em frente ao Ministério da Economia (Canto da Fabril). O ato contra a reforma Administrativa de Bolsonaro foi organizado pelo Sindsep-MA, CUT-MA, sindicatos e demais centrais sindicais.

Outras capitais e cidades do interior também registraram atividades em defesa dos serviços públicos e contra a reforma Administrativa nesse Dia Nacional de Lutas.

>> Confira também um resumo feito pela CUT Nacional 

Grande ato virtual

Para fechar o dia de luta e resistência contra a reforma administrativa, dezenas de entidades, incluindo a Condsef/Fenadsef, participaram de um grande ato virtual organizado pelo Regra dos Terços com o apoio da Mídia Ninja, veículo independente que acumula mais de 2 milhões de seguidores em sua página do Facebook.






NOSSOS

PARCEIROS