Home > Notícias > Centenas de servidores votam para escolha da nova direção do Sindsep-PE

Centenas de servidores votam para escolha da nova direção do Sindsep-PE

Caso não haja quórum mínimo de votos necessários para eleger a diretoria do Sindsep neste primeiro turno, haverá uma nova eleição em segundo turno


Centenas de servidores votam para escolha da nova direção do Sindsep-PE
Fotos: Reprodução/Sindsep-PE

Sindsep-PE

Centenas de servidores compareceram às urnas instaladas nos diversos órgãos federais do estado de Pernambuco, para escolher a nova diretoria do Sindsep-PE, no segundo dia de votação. O processo eleitoral se encerra nesta quarta-feira (23/09) e a apuração ocorre na nesta quinta (24/09) na sede do Sindicato. Concorre à eleição a chapa Unidos em Defesa da Democracia, encabeçada pelos atuais coordenador e secretário geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira e José Felipe Pereira. 

Apesar de apenas uma chapa concorrer à eleição do Sindicato, é de grande importância que todos participem e exerçam seu poder democrático do voto. O agente de saúde da Funasa, Israel Hermerson Alexandre da Silva, é filiado ao Sindsep desde o ano da sua fundação, em 1989. Para ele, o voto é a base da democracia. “Qualquer instituição democrática, como é o Sindsep-PE, tem que se basear na opinião de seus filiados. Por isso, eu sempre faço questão de votar em todas as eleições”, destacou.

Além de exercer o direito do voto, os servidores precisam eleger seus representantes para lutar em defesa da categoria. Servidor da Fundaj desde 1980 e filiado ao Sindsep desde o ano da sua fundação, em 1989, José Teotonio Barbosa Filho se disse revoltado com os ataques que estão sendo proferidos pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, contra os servidores. 

“Eles falam mal do serviço público e dos servidores para ter a desculpa de privatizar todos os serviços. Já assistimos esse filme antes. Só a nossa união poderá reverter esse processo. E só quem pode nos unir é o movimento sindical”, observou.  

O assistente de Ciência e Tecnologia da Fundaj, Aluízio Cesar de Oliveira, também falou sobre a importância do Sindicato. “Eu tenho acompanhado o trabalho do Sindsep pelo Garra e vejo que o Sindicato tem promovido uma luta diária para defender o servidor e o serviço público de ataques do atual governo. Sou filiado ao Sindsep desde a sua fundação e se tem uma entidade que eu não abandono é o Sindicato”, disse.   

Menos gastos 

A economia de gastos é outro ponto importante para que o eleitor participe deste processo eleitoral. As eleições dos sindicatos são bancadas com recursos da contribuição de cada  um de seus filiados. Caso não haja quórum mínimo de votos necessários para eleger a diretoria do Sindsep neste primeiro turno, haverá uma nova eleição em segundo turno. E uma nova eleição irá acarretar em mais custos para a entidade.  

No terceiro e último dia de votação, a eleição contará com urnas fixas e itinerantes em diversos órgãos, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. Na sede do Sindsep, os servidores podem encontrar urnas fixas, além de uma urna que está funcionando em esquema de Drive Thru. Ou seja, o servidor nem precisa descer do carro para votar. 

Todos os locais de votação contam com álcool em gel e não está sendo permitida nenhuma aglomeração. Além disso, todos os eleitores e mesários estão usando máscaras.  






NOSSOS

PARCEIROS