Home > Vídeos
Assistir ao video
28 de janeiro de 2021
Live da Condsef no FSM | A importância dos serviços públicos no Brasil
A Condsef/Fenadsef traz para o Fórum Social Mundial (FSM) live que que aborda sob o olhar de especialistas e representantes da maioria dos servidores públicos federais a importância da defesa dos serviços públicos e os impactos que vão para além da pandemia na política ultraneoliberal conduzida pelo atual governo de Jair Bolsonaro. Essa política vem sendo aprofundada principalmente desde a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por vinte anos. Apesar do cenário adverso, os servidores e serviços públicos mostram toda sua importância e força essenciais no cenário de pandemia, com o SUS, pesquisas, aprovação emergencial da vacina para imunizar a população. Uma das perguntas centrais a serem feitas é qual a importância para o Brasil de romper com o teto de gastos (EC 95) para garantir uma retomada na recuperação da economia a partir de investimentos públicos. No debate estão o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o economista do Dieese, Max Leno de Almeida, o doutor em economia e presidente da Afipea-Sindical, José Celso Cardoso Junior e o intelectual orgânico da periferia, Eduardo Alves.
Assistir ao video
24 de janeiro de 2021
Live: Dia dos Aposentados
A primeira live de 2021 da Condsef/Fenadsef é dedicada ao Dia dos Aposentados, nesse domingo, 24. Os diretores da Secretaria de Aposentados e Pensionistas da Confederação, Herclus Antônio Coelho de Lima, José Alves e Wilton Marques, debatem a importância de quem ainda pode e segue dando sua contribuição na luta da classe trabalhadora. O economista da subseção do Dieese na Condsef/Fenadef, Max Leno de Almeida, também participa da live. As reivindicações, os ataques a direitos e o que fazer para assegurar que recuos não prejudiquem a luta de milhões de trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas são temas que estarão em debate. A reforma da Previdência e suas consequências para a categoria também devem ser abordados. Vale lembrar ainda que grande parte dos servidores ativos do Executivo Federal já tem condições para se aposentar. A falta de concursos e como essa situação afetará nos próximos anos todo o setor público e o futuro dos serviços prestados à população devem ser objeto de discussão permanente. A mobilização e integração dos aposentados e pensionistas na luta em defesa dos serviços públicos é, portanto, crucial.
Assistir ao video
18 de dezembro de 2020
Fonasefe: Acabar com o serviço público e "privatizar tudo" não é bom pra você. Diga não.
O governo Bolsonaro-Guedes quer "privatizar tudo" e acabar com os serviços públicos através da reforma Administrativa e de outras PECs que retiram direitos e enfraquecem a prestação de serviços à população. Veja porque as privatizações e o fim dos serviços públicos não são um bom negócio pra você. Compartilhe esse vídeo. Diga não à privatização e à reforma Administrativa. #PrivatizaçãoNão #Naoareformaadministrativa #EuDefendoOsServicosPublicos #EuDefendoOBrasil
Assistir ao video
18 de dezembro de 2020
Live: Comissão Nacional dos Empregados da Ebserh debate próximos passos do ACT 2020/2021
A Condsef/Fenadsef realiza nessa terça-feira, 15, às 19 horas, uma live com participação de representantes da Comissão Nacional dos Empregados da Ebserh de todo o Brasil. Uma roda de conversa importante no dia em que a Ebserh completou 9 anos de existência e que aborda o resultado das assembleias por local de trabalho e quais os caminhos da luta para que os empregados assegurem que o ACT 2020/2021 não retroaja em direitos fundamentais para a categoria. Apesar de ter um dos ACT´s mais enxutos da administração pública, nos últimos seis anos todos os processos de negociação terminaram sendo mediados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A live também aborda a possibilidade de mais um ACT ser mediado pelo TST e quais as implicações desse processo. A dificuldade de alcançar consensos e as constantes tentativas da empresa em retirar direitos assegurados nos acordos anteriores são um desafio constante. Confira.
Assistir ao video
09 de dezembro de 2020
Live debate ACT 2020/2021 dos empregados da Ebserh
Condsef/Fenadsef, FNE, CNTS e Fenafar debatem o processo de negociação do ACT 2020/2021 da Ebserh que esbarra em uma série de impasses no diálogo com a empresa. Até agora, de um total de 65 cláusulas apresentadas pelos empregados ainda no ano passado, a empresa mantém rejeição a 52 pontos, quase a totalidade da proposta dos empregados. Na última reunião virtual, ocorrida no dia 2 desse mês, obstáculos persistiram. Entre as cláusulas consideradas pétreas pelos empregados e que a empresa quer alterar estão temas como o índice de aplicação da insalubridade. A intenção da administração da Ebserh é alterar esse direito, o que pode significar redução salarial de até 27% para milhares de empregados. Uma imposição absurda que se sobressai ainda mais em meio a maior pandemia dos últimos cem anos, onde milhares de profissionais estão se superando e colocando suas próprias vidas em risco para salvar vidas. A live será importante para dar subsídio aos debates que vão acontecer nas assembleias por local de trabalho até o dia 15 desse mês.
NOSSOS

PARCEIROS