Home > Notícias > Sintsef e Fórum de Servidores(as) participam de Encontro com Lula em Fortaleza

Sintsef e Fórum de Servidores(as) participam de Encontro com Lula em Fortaleza

Conheça a carta dos servidores


Sintsef e Fórum de Servidores(as) participam de Encontro com Lula em Fortaleza
Reprodução/Sintsef-CE

Sintsef-CE

No último sábado (21), representantes do Fórum Cearense dos Servidores Públicos das Três Esferas participaram do encontro de Luiz Inácio Lula da Silva com os movimentos sociais do Ceará, realizado durante a visita do Ex-presidente ao estado. Na ocasião, Wil Pereira, presidente da CUT Ceará entregou uma carta manifesto com as pautas e desejos da categoria, caso Lula seja candidato a presidência do Brasil em 2022. A Direção Colegiada do Sintsef participou da atividade.

O Fórum Cearense dos Servidores Públicos das Três Esferas foi formado por entidades do campo da CUT no último 11 de agosto para unificar a luta contra a reforma administrativa, PEC 32, no Ceará. Além do Sintsef, compõem o Fórum a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o Sindicato dos Trabalhadores No Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE) e o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), entre outras organizações.

O ex-presidente Lula chegou a Fortaleza no fim da tarde da sexta-feira (20/8), para encontros com lideranças políticas e movimentos sociais até segunda-feira (23). O objetivo da visita, a primeira desde que deixou a prisão em novembro de 2019, é discutir com lideranças o futuro do Ceará, a conjuntura e os desafios para o desenvolvimento regional e o crescimento do Brasil, considerando o contexto de pandemia, desemprego em alta e ameaça à democracia.


Foto: Mateus Dantas/ CUT CE

Conheça a Carta dos servidores:

Caro companheiro Lula,

Todos nós temos consciência de que o golpe de 2016 contra a Presidente Dilma tinha como objetivo desfechar uma ofensiva violenta contra os direitos dos trabalhadores e entregar os recursos naturais do Brasil ao capital financeiro internacional.

Um novo governo, que tenha compromisso com o povo trabalhador e com a defesa da soberania nacional, deve se engajar na revogação de todas as medidas antinacionais e antipopulares que foram adotadas desde então, nos governos ilegítimos de Temer e Bolsonaro.

Dentre elas destacamos a necessidade de comprometer-se com a revogação da seguinte legislação:
Reforma Trabalhista: Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017.
Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016 (teto de gastos);
Reforma da Previdência: Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019.
Leis e normativos que determinam e/ou facilitam as privatizações, em particular da Eletrobrás, dos Correios e da Conab;
Medida Provisória nº 1.045, de 27 de abril de 2021.

Há ainda o grave ataque contido na PEC 32/20, da reforma administrativa, que está em tramitação no Congresso. O conjunto do movimento sindical, a começar pelas entidades dos servidores públicos das três esferas, em particular da CUT, está plenamente engajado na luta para que essa reforma seja rejeitada em sua plenitude e pedimos seu apoio e engajamento para alcançarmos esse objetivo.

Caso a PEC 32 seja aprovada o compromisso com sua revogação deve ser assumido firmemente, em defesa das políticas púbicas, dos servidores e da população trabalhadora que necessita de mais e melhores serviços públicos.

Fortaleza, 21 de agosto de 2021.

Central Única dos Trabalhadores – CUT
Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal¬ – CONDSEF
Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal – FENASEFE
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – CONFETAM
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Seguridade Social – CNTSS
Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC Sindicato






NOSSOS

PARCEIROS