Home > Notícias > Sindsep-PE comemora seus 35 anos de história no próximo dia 19 de março

Sindsep-PE comemora seus 35 anos de história no próximo dia 19 de março

O sindicato convida todas as servidoras e servidores públicos federais de Pernambuco a participarem das comemorações dos 35 anos de história do sindicato, que acontecerá no próximo dia 19 de março


Sindsep-PE comemora seus 35 anos de história no próximo dia 19 de março
Reprodução/Sindsep-PE

Sindsep-PE

O Sindsep-PE convida todas as servidoras e servidores públicos federais de Pernambuco a participarem das comemorações dos 35 anos de história do sindicato, que acontecerá no próximo dia 19 de março. A programação acontecerá na sede do Sindsep-PE, localizada no bairro da Soledade, centro do Recife. 

“Esse será um momento importante e histórico por marcar a luta do Sindsep na ação sindical e política no cenário pernambucano e nacional, na defesa dos direitos dos servidores públicos federais. Por isso, a importância da presença de todas e todos que fizeram e fazem parte desta história”, comentou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.  

A comemoração terá início a partir das 15h, com um evento alusivo ao Mês da Mulher. Na ocasião, haverá a apresentação de um documentário relacionado ao tema, além de debate e sorteio de brindes.

“Estamos no século XXI e ser mulher na nossa sociedade é muito desafiador. Diariamente enfrentamos questões relacionadas a violência de gênero, assédio sexual, discriminação, objetificação dos nossos corpos, tripla jornada, feminicídio, entre outras violências. O mês de março, conhecido como mês da mulher, vem reafirmar que precisamos estar socialmente organizadas para que através de Políticas Públicas possamos combater todas essas distorções oriundas de uma sociedade patriarcal e machista”, comentou a diretora de políticas públicas do Sindsep, Gislaine Fernandes. 

Em um segundo momento, a partir das 18h, o Sindsep-PE será palco de um momento cultural, com música ao vivo. Também será oferecido um coquetel, culminando com um corte de bolo para os presentes.

História

O Sindsep-PE nasceu no em 19 de março de 1989. Mas, a história do Sindicato começou um pouco antes, com o surgimento de uma federação, a Fesupe. Na verdade, a Fesupe era um disfarce de um projeto embrionário que logo se transformaria em Sindsep. O disfarce era uma estratégia de luta, já que, antes de 1988, constitucionalmente, os trabalhadores do serviço público não tinham direito à livre associação.

No entanto, com a Constituição do mesmo ano, a categoria conseguiu, a duras penas, esse direito. A partir da organização da Fesupe, cerca de 150 servidores, representando 14 órgãos, concretizam um sonho de anos: a criação do Sindsep Pernambuco.

No final de 88, com surgimento de sindicatos em vários estados brasileiros, foi criada uma entidade para congregar nacionalmente esses sindicatos, dando origem à Intersindical. Um ano depois, a Intersindical foi substituída pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), a qual o Sindsep é filiado até hoje.

A luta do Sindsep-PE se dá através da organização pela base, tendo como aliados os Representantes Sindicais de Base, que atuam diretamente nos locais de trabalho, e as Sub-sedes, instaladas em sete municípios (Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Salgueiro, Palmares, Vitória e Ribeirão).

A estrutura do Sindicato conta com uma direção colegiada composta, por coordenador-geral, secretário-geral e 32 diretores, divididos em nove Secretarias, três Diretorias Territoriais de Bases, além do Conselho Fiscal, composto por cinco membros. Completando a estrutura do sindicato, um pólo de organização de aposentados e pensionistas, denominado Núcleo dos Aposentados e Pensionistas.






NOSSOS

PARCEIROS