Home > Notícias > Sindiserf/RS se reúne com senador Paim por apoio contra privatização da Conab

Sindiserf/RS se reúne com senador Paim por apoio contra privatização da Conab

Senador se comprometeu em marcar uma audiência pública em defesa da Conab


Sindiserf/RS se reúne com senador Paim por apoio contra privatização da Conab
Foto: Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Na manhã desta quinta-feira (2), diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se reuniram com o senador Paulo Paim (PT) para solicitar apoio contra a privatização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O secretário-geral do Sindiserf/RS, Marizar Mansilha de Melo chamou atenção para as políticas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), que sinalizou que privatizará a Conab. “Precisamos mostrar a importância da Companhia para a sociedade brasileira”, disse ele.

A Secretária adjunta de Filiação e Política Sindical do Sindiserf/RS, Maria Cristina Câmara, que é empregada Conab, relatou para Paim como funciona o trabalho da Companhia, que enfrenta a diminuição considerável de recursos por parte do governo federal. “Além disso, muitos empregados se desligaram devido ao plano de demissão voluntária (PDV) de Michel Temer (MDB), em 2017, e  inúmeras unidades foram fechadas”, disse ela ressaltando que o desmonte se intensificou nos últimos anos.

“Não sabemos o dia de amanhã, a privatização e ameaças de demissões são um terrorismo constante. A Conab é muito importante para o desenvolvimento do país. Porém, não temos uma proposta positiva do governo”, declarou Cristina.

O senador Paim se comprometeu em realizar uma audiência pública no Senado. “Vamos dar visibilidade para a causa de vocês. Esse é um bom primeiro passo para a sociedade se apropriar desse tema”, acredita Paim.

O secretário de Administração e Patrimônio do Sindicato, Marcolino Oliveira, também participou da reuniu. O Sindiserf/RS também está articulando uma audiência pública em defesa da Conab no parlamento gaúcho.

A Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Companhia foi criada por meio da Lei n. º 8.029, de 12 de abril de 1990, que autorizou a fusão de três empresas públicas: a Companhia de Financiamento da Produção (CFP), a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) e a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem). Suas atividades foram iniciadas em 1º de janeiro de 1991, com capital 100% do Tesouro Nacional.

A empresa está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal. A missão é promover a garantia de renda ao produtor rural, a segurança alimentar e nutricional e a regularidade do abastecimento, gerando inteligência para a agropecuária e participando da formulação e execução das políticas públicas.

No Rio Grande do Sul, a Conab tem 93 empregados públicos, lotados nas mais diversas regiões do estado. No Brasil, são 3.988 empregados e 180 armazéns.






NOSSOS

PARCEIROS