Home > Notícias > Sindiserf-RS repudia matéria que afirma que servidores são privilegiados

Sindiserf-RS repudia matéria que afirma que servidores são privilegiados

Os servidores públicos também são penalizados. E aqueles que alguma vez na vida, antes de tomarem posse na administração federal, trabalharam na iniciativa privada enfrentam ainda mais dificuldades ao encaminhar o pedido de aposentadoria


Sindiserf-RS repudia matéria que afirma que servidores são privilegiados
Reprodução

Sindiserf-RS

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS) repudia a matéria veiculada no Jornal Nacional, na edição de sexta-feira (14). Na ocasião foi transmitida uma reportagem sobre concessão de aposentadorias, na qual afirmava que os servidores públicos são privilegiados em relação aos trabalhadores da iniciativa privada.

Segundo a matéria, a aposentadoria do servidor público é concedida num tempo menor, em cerca de 15 dias. Já para outros trabalhadores, a espera fica em torno de 70 dias. A lei estabelece um prazo de 45 dias para a concessão do benefício e atualmente, quase 1,8 milhão pedidos de benefícios esperam análise.

Um trecho da reportagem diz que “no Executivo federal, existem hoje 608 mil servidores na ativa – 15 mil funcionários atuam na área de gestão, que cuida também dos pedidos de aposentadoria dos servidores. Já na iniciativa privada, são 71 milhões de trabalhadores vinculados ao INSS, e menos de oito mil servidores para cuidar das análises e concessão dos benefícios O resultado dessa diferença fica evidente na fila de espera do INSS”.

>> A matéria completa do Jornal Nacional pode ser conferida aqui

Para o Sindiserf/RS, os dados veiculados não correspondem a realidade, pois não é somente os trabalhadores da iniciativa privada que aguardam na fila para a tão sonhada aposentadoria. Os servidores públicos também são penalizados. E aqueles servidores que alguma vez na vida, antes de tomarem posse na administração federal, trabalharam na iniciativa privada enfrentam ainda mais dificuldades ao encaminhar o pedido de aposentadoria.

De acordo com dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), do Ministério da Economia – atualizados até o mês de novembro de 2019 -, 36.024 servidores se aposentaram no período de 11 meses. E se não fosse a morosidade do órgão, esse número seria ainda maior.

O Sindicato lamenta a reportagem que presta um desserviço à sociedade ao colocar a população contra os servidores públicos. A demora no atendimento do INSS é fruto do desmonte promovido pelo governo Bolsonaro, a estimativa hoje é que faltam aproximadamente 19 mil servidores em todo o Brasil e não há perspectiva de concurso público.

Além disso, o discurso de que os servidores públicos tem algum privilégio em relação a outros trabalhadores corrobora com os discursos do governo, que desconhece a importância e história dos servidores públicos, fundamentais para levar um serviço de qualidade para a população brasileira.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Direção Executiva do Sindiserf/RS






NOSSOS

PARCEIROS