Home > Notícias > Sindiserf-RS participa da Marcha Zumbi Dandara e intensifica luta antirracista

Sindiserf-RS participa da Marcha Zumbi Dandara e intensifica luta antirracista

Organizada pelo movimento negro e de combate ao racismo, com o apoio de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, a Marcha é o ponto alto da programação do "Novembro Antirracista Unificado 2023"


Sindiserf-RS participa da Marcha Zumbi Dandara e intensifica luta antirracista
Foto: Renata Machado/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Com o tema “Poder para o povo preto, por nossa identidade gaúcha e pelo direito à cidade”, aconteceu ontem (20) a Marcha Independente Zumbi Dandara, nas ruas do centro de Porto Alegre. Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) participaram da atividade que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra.

A concentração teve início por volta das 17h, na Esquina Democrática, com falas de representantes de diversas entidades sociais e sindicais. Já a caminhada iniciou pouco após às 19h, e seguiu até o Largo Zumbi dos Palmares com música, animação e palavras de ordem e resistência.

“A chamada para a ação antirracista destaca a importância de ir além das declarações individuais e adotar atitudes concretas para combater a discriminação racial”, declarou o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindiserf/RS, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos. Para ele, a conscientização sobre a necessidade de mudança é um passo crucial para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Joelsio destacou a participação do Coletivo de Negras e Negros do Sindicato (Conesindiserf/RS) na Marcha e na construção de todo o calendário do mês. “É um objetivo que considero admirável. Inspirando e motivando a transformação social tão necessária e caminhando junto com as diversas pautas, dos vários segmentos que compõe o Movimento Negro.”

Para ele, a chama da Marcha precisa se manter acesa. “E quem sabe num futuro, o 20 de novembro seja uma data de reverência aos heróis da resistência e celebração de uma liberdade plena, onde todos, independentemente da cor da pele, tenham respeito e direitos iguais”, defende.

Organizada pelo movimento negro e de combate ao racismo, com o apoio de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, a Marcha é o ponto alto da programação do “Novembro Antirracista Unificado 2023”, aberto oficialmente no último dia 6, com a homenagem ao Bará do Mercado Público, no centro da capital gaúcha.

Durante esse mês, inúmeras atividades estão sendo realizadas por entidades do movimento sindical e social, como palestras, debates e workshops que abordam temas como inclusão, diversidade e combate ao racismo estrutural.






NOSSOS

PARCEIROS