Home > Notícias > Sindiserf-RS apoia a campanha Novembro Azul

Sindiserf-RS apoia a campanha Novembro Azul

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano são registrados cerca de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil


Sindiserf-RS apoia a campanha Novembro Azul
Imagem: Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Mais uma vez, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) apoia a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população, especialmente os homens, sobre o Câncer de Próstata. Criada em 2003, inspirada no Outubro Rosa,a ação chegou ao Brasil em 2008 e já se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano são registrados cerca de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Por isso, a importância de os homens realizarem os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. De modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

Os sintomas são: sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste; dificuldade de iniciar a passagem da urina e de interromper o ato de urinar; urinar em gotas ou jatos sucessivos; necessidade de fazer força para manter o jato de urina; necessidade urgente de urinar imediatamente; dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos); problemas em conseguir ou manter a ereção; sangue na urina ou no esperma (casos muito raros); dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos; sangramento pela uretra e na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Com CUT-RS e Agência Brasil






NOSSOS

PARCEIROS