Home > Notícias > Servidores se organizam para Dia Nacional em defesa da Previdência Pública

Servidores se organizam para Dia Nacional em defesa da Previdência Pública

Condsef/Fenadsef e filiadas se juntam a centrais e movimentos sociais em atos contra o fim da aposentadoria na quarta, 20. Domingo, 17, a Confederação participa de reunião ampliada do Fonasefe onde agendas em defesa do setor público serão debatidas


Servidores se organizam para Dia Nacional em defesa da Previdência Pública
Reunião do CDE da Condsef nessa sexta (Ascom)

Condsef/Fenadsef

O Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef/Fenadsef se reuniu nessa sexta-feira, 15, em Brasília onde aprovou a participação da maioria dos servidores federais nos atos que acontecem em todo o País na próxima quarta, 20, em defesa da Previdência Pública. Os atos estão sendo convocados pelas centrais sindicais, entre elas a CUT, contra o fim do direito dos trabalhadores a se aposentar. É uma reação ao texto da minuta, obtido pelo Estadão/Brodcast, divulgado no início desse mês e analisado como sendo "pior do que a proposta que Temer tentou aprovar"

A reforma que o governo Bolsonaro pretende prevê a obrigatoriedade de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. Além disso, impõe àqueles que quiserem receber 100% do benefício que trabalhem por 40 anos. A PEC cria ainda um sistema de capitalização, de "caráter obrigatório", modelo implantado e que tem sido severamente criticado no Chile por trazer um caos social àquele país. 

Hoje, há duas formas de se aposentar no Brasil: 1) por idade, com a exigência de ter 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), com no mínimo 15 anos de contribuição; ou, 2) por tempo de contribuição, quando não se exige idade mínima, mas são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamentos ao INSS.

Atos em todo Brasil

Atividades já estão sendo divulgadas e vão acontecer em diversos estados. A Condsef/Fenadsef e suas filiadas estarão presentes em todos os atos. Ano passado servidores públicos foram muito importantes para barrar o avanço do projeto no Congresso e promoveram atos de pressão junto a parlamentares. A pressão e a luta unificada da classe trabalhadora devem continuar. 

No domingo, em Brasília, a Confederação se reúne com representantes de entidades que compõem o Fonasefe. Além de discutir reforço na participação dos atos contra a reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria, o fórum que reúne o conjunto de servidores federais deve apontar as principais demandas do setor público e definir ações para levar ao governo as reivindicações da categoria.






NOSSOS

PARCEIROS