Home > Notícias > Servidores da Saúde vão trabalhar em dia de greve em defesa do serviço público

Servidores da Saúde vão trabalhar em dia de greve em defesa do serviço público

Categorias da area da Saúde da base da Condsef/Fenadsef votam por manter força total nas atividades. Demanda com crise do novo coronavírus requer atenção plena. Demais categorias vão aderir e reforçar dia de luta


Servidores da Saúde vão trabalhar em dia de greve em defesa do serviço público
Imagem de Darko Stojanovic por Pixabay

Condsef/Fenadsef

Dezenas de categorias já confirmaram adesão ao dia nacional de luta com greve e paralisação de atividades em defesa dos serviços públicos, contra as privatizações, por empregos, direitos e por democracia que acontece nessa quarta-feira, 18, em todo o Brasil. Mas um setor da base da Condsef/Fenadsef, que representa 80% dos servidores do Executivo, votou para seguir com 100% da sua força de trabalho: servidores da area da Saúde. Empregados da Ebserh, servidores do Ministério da Saúde, Funasa, incluindo pesquisadores, técnicos laboratoristas e outros profissionais do setor, incluindo cedidos a estados e municípios, optaram por seguir contribuindo com força total no desafio de conter a crise do novo coronavírus.

O Brasil tem 234 casos confirmados da doença. Os próximos dias serão importantes para buscar conter a curva de avanço do vírus que já provocou quase 6 mil mortes pelo mundo. As medidas de contenção da OMS e recomendações do Ministério da Saúde devem ajudar a não colapsar o sistema de saúde tanto da rede pública, via SUS, quanto privada. A ordem é evitar ao máximo circular em ambientes com muita gente. Seguindo essas orientações, inclusive, a CUT divulgou comunicado na sexta, 13, cancelando atividades de massa programadas para quarta, 18. 

Dia 18 eu vou parar

As manifestações de rua foram canceladas, mas ao longo de todo a quarta, a orientação é para que servidores usem suas redes sociais e reforcem a defesa dos serviços públicos cobrando também a revogação da EC 95/16, que congela investimentos públicos por 20 anos. Hashtags em defesa do SUS e dos profissionais da area de Saúde também deverão ganhar destaque. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef divulgou vídeo nessa segunda, 16, com orientações sobre as atividades de quarta.

Sérgio enfatizou a importância da paralisação e destaca que a crise de covid-19 explicita a urgência de investimentos públicos e de proteção dos serviços prestados à sociedade. O secretário-geral também informou que a entidade, em conjunto com outros segmentos organizados da sociedade, protocolou junto aos presidentes da Câmara, do Senado, e ao relator da PEC 186/20 que seja suspensa a tramitação das PEC´s envolvendo o chamado "Plano Mais Brasil". Também devido à crise provocada pela novo coronavírus o Congresso teve seu acesso limitado e audiências públicas foram canceladas. 

Confira o comunicado do secretário-geral:






NOSSOS

PARCEIROS