Home > Notícias > Servidores participam de lançamento do Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia

Servidores participam de lançamento do Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia

A iniciativa da CUT-MS faz parte de um projeto impulsionado pela CUT em todos os estados brasileiros


Servidores participam de lançamento do Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia
Divulgação/CUT-MS

Sintsep-MS

Na última sexta-feira, 27/5, a CUT-MS lançou, em ato realizado na sua sede em Campo Grande, o Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia. A atividade foi bastante concorrida e animada. Participaram dirigentes nacionais da CUT, representantes e militantes de movimentos sociais, populares e estudantis, representantes de sindicatos, federações e confederações, representantes da sociedade civil organizadas e de partidos políticos. 

A iniciativa da CUT-MS faz parte de um projeto impulsionado pela CUT em todos os estados brasileiros. A formação dos Comitês visa inovar na organização da luta. Através destes Comitês o movimento sindical amplia seu raio de atuação das tradicionais negociações trabalhistas para o conjunto das causas e questões de todo o povo trabalhador. Os Comitês serão espaços de reunião, discussão, elaboração política e ação coletiva compartilhados pelos sindicatos com os movimentos sociais do campo e da cidade, organizações estudantis, organizações da sociedade civil para mobilizar e aproximar os trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados com empregos formais, com os informais e os desempregados.

O Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia, da CUT-MS, terá dois eixos de atuação: o primeiro é orientar os Sindicatos e categorias de trabalhadores a formarem os seus Comitês, seja por categoria ou por território (comunidade, bairro ou município). Neste sentido, na ocasião, os dirigentes sindicais receberam a cartilha “Guia Sindical de Organização e Mobilização”, com as orientações de porquê e como formar o Comitê. O segundo eixo serão as ações de solidariedade organizadas em comunidades da periferia de Campo Grande com o projeto CUT nos Bairros. A experiência exitosa realizada nos bairros da região do Tijuca 2, em Campo Grande/MS, para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, será replicada em outros bairros da capital. Baixe o Guia clicando no link abaixo:

>> cartilha-comites-de-luta-web.pdf (2,8 MB)

O lançamento do Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia CUT-MS também ocorre na conjuntura marcada pelos assassinatos de mais um jovem indígena Guarani Kaiowá na fronteira de Mato Grosso do Sul e de Genivaldo no estado de Sergipe (torturado e assassinado por agentes da PRF), por um lado. E por outro, por ameaças do presidente Bolsonaro e das forças armadas de não respeitarem o processo eleitoral caso não lhes seja favorável. Portanto, mais do que oportuno o Comitê para defender a vida e a democracia.
 
Trabalhadoras e trabalhadores no Serviço Público Federal também participaram do ato de lançamento do Comitê. Estiveram presentes servidores do Ibama, do Inss, do Ministério da Agricultura, do Ministério da Saúde, da base do SintsepMS, bem como servidores ligados da área da educação federal.

Os membros da categoria receberam o Guia e informaram que planejam formar um Comitê de Luta em breve.


Maria Helena, servidora federal aposentada do Ministério da Saúde, fala representando a Frente Brasil Popular MS (Foto: Sergio de Souza Junior)


Adilson Nascimento, servidor do Ministério da Agricultura, fala representando a CONDSEF (Foto: Sergio de Souza Junior)


Servidores do Ibama, Inss, Ministério da Agricultura e do Ministério da Saúde fazem intervenção no lançamento do Comitê de Luta em Defesa da Vida e da Democracia, da CUT-MS, lembrando a luta contra a PEC 32/20, da reforma administrativa (Foto: João Nascimento)






NOSSOS

PARCEIROS