Home > Notícias > Servidores do MEC realizam ato durante a Conferência Nacional de Educação

Servidores do MEC realizam ato durante a Conferência Nacional de Educação

A Seção Sindical do Sindsep-DF no MEC entregou cartazes para a assessoria do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, conversou com deputados e entregou à secretaria da Conae uma moção por carreira e valorização dos servidores


Servidores do MEC realizam ato durante a Conferência Nacional de Educação
Reprodução/Sindsep-DF

Sindsep-DF

Em luta pelo plano de carreira, os servidores do Ministério da Educação (MEC) realizaram na manhã de ontem (30) um ato durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece no Centro Comunitário Athos Bulcão. O objetivo era sensibilizar as entidades da sociedade civil sobre a importância da criação da Carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC), ambas em análise no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A proposta visa reduzir a enorme disparidade entre a remuneração dos servidores do ecossistema do MEC, sobretudo aqueles pertencentes ao PGPE que, atualmente, chega a ser em média 46% inferior a de carreiras como o FNDE, o INEP, a CAPES, a FUNDAJ e as IFES, apesar da equivalência das atividades.

Durante o ato, a Seção Sindical do Sindsep-DF no MEC entregou cartazes para a assessoria do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e também conversou com os deputados federais Tarcísio Motta e Chico Alencar, ambos do PSOL-RJ. A direção do sindicato também entregou à Secretaria da CONAE uma Moção pela aprovação e implementação do plano de carreira e pela valorização dos servidores do MEC, imprescindíveis para o fortalecimento da política educacional brasileira.

O plano de carreira faz parte dos encaminhamentos de um grupo de trabalho, que contou com a participação de representantes do Sindsep-DF, destinado a entender o atual cenário da força de trabalho do MEC, e as implicações dessa conjuntura para o desempenho de suas finalidades. Além da necessidade de instituir uma carreira para os servidores da administração direta do MEC, o GT também apresentou sugestões para o aprimoramento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e ações voltadas à qualidade de vida no trabalho.

>> Confira fotos no site do Sindsep-DF

Fotos: Alexandre Linares / Leonardo Queiroz / Arquivo Sindsep-DF






NOSSOS

PARCEIROS