Home > Notícias > Servidores Federais de Mato Grosso do Sul aprovam calendário de lutas

Servidores Federais de Mato Grosso do Sul aprovam calendário de lutas

Servidores realizaram Assembleia Geral Estadual no último sábado (05/03) e aprovaram calendário de lutas. No centro está a reivindicação por Reposição Salarial de 19,99%, o cancelamento da PEC 32/20, da reforma administrativa e a revogação da EC 95


Servidores Federais de Mato Grosso do Sul aprovam calendário de lutas
Foto: Gilmar Kerber

Servidores federais vinculados à Funai, Ibama, Incra, Inss, Iphan, Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde da base do Sintsep-MS participaram no último sábado, 5, de uma Assembleia Geral Estadual, instância deliberativa superior da organização. A categoria aprovou um calendário de atividades que inclui a participação nas atividades do 8 de março – Dia Internacional de Luta das Mulheres, 16/03 – Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações dos Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais e indicativo de greve nacional para 23 de março. Neste período também deverão ser realizadas assembleias por local de trabalho dos órgãos da administração federal e campanha nas redes sociais. 

Na pauta da Assembleia e do calendário de atividades estão a discussão e a organização da luta por reposição salarial de 19,99% para todos e todas as categorias do funcionalismo federal, a luta para cancelar e arquivar a PEC 32/20, da reforma administrativa, a revogação da EC 95 que reduz os gastos sociais do governo, as questões de assédio moral e institucional em vários órgãos da administração federal. 

Campanha Salarial: Reposição de 19,99% para todos e todas Já!

Não há limitação fiscal, nem legal para o governo conceder reposição linear a servidores. A Condsef/Fenadsef, baseada em estudos do Dieese e de especialistas em orçamento público, contesta as falas de Bolsonaro e Guedes que tentam justificar-se para não conceder a reposição reivindicada pelos servidores. "O que falta é vontade política desse governo para olhar para o setor público", rebate Pedro Armengol, diretor da entidade e também da CUT Nacional. O diretor do SintsepMS Adilson Nascimento dos Santos, acrescenta, “Bolsonaro tenta fazer média com as categorias da segurança sinalizando um reajuste, e esquece que todas as categorias do funcionalismo público, essenciais para o atendimento à prestação de serviços públicos de saúde, educação, proteção social e ambiental, amargam a corrosão dos salários congelados há mais de 5 anos”.

No centro da pauta estará a cobrança de 19,99% de reposição salarial para todos os servidores federais. O índice corresponde a perdas inflacionárias de 2019 a 2021, equivalente aos três anos de governo Bolsonaro. Só em 2021 essa perda foi de 10,74%, que corresponde ao IPCA do período.

Para os dirigentes o desafio será superar as limitações impostas pelo aumento dos números de caso da Covid-19 e de Influenza no Brasil, bem como o clima de medo imposto no âmbito da administração federal atualmente, com casos de perseguição e retaliação. "Enfrentando todas as dificuldades, devemos priorizar o processo de mobilização", defende Adilson. "Se não tiver processo de mobilização que crie pressão no governo não teremos nada, ponto", sentencia Armengol. A falta de um ambiente de negociação e diálogo dificulta ainda mais esse processo. 

Veja AQUI o documento do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Servidores Federais (Fonasefe) protocolado no Ministério da Economia, no Congresso Nacional e no STF:

A mobilização das categorias representadas pelo Sintsep-MS

Apesar das dificuldades, o processo de mobilização está acontecendo junto às categorias representadas pelo SintsepMS. Nos dias 2 e 3 de fevereiro foram realizadas panfletagens na SFA-MS/MAPA, na Funai, no Incra e no Iphan. No dia 18/02 foi realizada assembleia dos servidores do Ibama. E no dia 25/02 foi realizada assembleia dos servidores da Funai.

E no sábado, 5/3, foi realizada a Assembleia Geral Estadual. De acordo com o edital do convocação a assembleia ocorreria no formato híbrido. Ou seja, de maneira presencial no auditório da sede do Sindicato e de maneira virtual em sala on-line criada especificamente para a Assembleia, na plataforma Zoom. Na impossibilidade de acessar as dependências internas do Sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras realizaram a Assembleia na garagem do prédio. 

A convocação foi realizada por edital assinado pelos sindicalizados/as e publicado no jornal O Estado de MS no dia 17/02, bem como na página do SintsepMS no facebook. A convocatória também foi protocolizada junto ao Sindicato no dia 16/02. 

Novas assembleias por local de trabalho serão realizadas entre 7 e 18/03 e uma nova assembleia geral estadual será realizada no próximo dia 19/03. O principal objetivo no dia 19/03 será a deliberação sobre o indicativo de deflagração de uma greve do funcionalismo federal a partir do dia 23/03, caso o governo não tenha aberto negociação com perspectiva de atendimento à reivindicação da categoria.

Também está no calendário de atividades a participação de uma delegação de 10 (dez) servidores/as do SintsepMS no ato da Marcha a Brasília dia 16/03, Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações dos Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais. A delegação será composta por servidores sindicalizados de diversos órgãos e terá critério de gênero na sua composição.

Abaixo-assinado cobrará abertura de negociação e apoio às reivindicações

Durante a Assembleia realizada no dia 05/03 foi aprovada a realização de um abaixo-assinado da categoria solicitando a abertura de negociação ao governo federal e de apoio às reivindicações aos parlamentares. O abaixo-assinado será realizado em meio eletrônico e também em meio físico (impresso).

De acordo com o sindicalizado Sidney Almeida, servidor do Incra, “o abaixo-assinado é, ao mesmo tempo, uma forma de promover o diálogo dentro da categoria e da categoria com a sociedade e com a bancada federal por Mato Grosso do Sul”.

Uma carta aos parlamentares deverá reforçar o abaixo-assinado. Ela já foi elaborada e será entregue a cada parlamentar que aceitar receber os representantes da categoria.

Campanha de comunicação 

Os servidores também desenvolverão uma campanha de comunicação visando dialogar com os trabalhadores das categorias representadas pelo SintsepMS e também com a sociedade. Além de apresentar e explicar os fundamentos das reivindicações, a campanha visa unir e mobilizar as categorias de servidores federais e sensibilizar a sociedade quanto a justeza das reivindicações.

De acordo com Gilmar Gonçalves, ex-secretário geral do SintsepMS, “temos o dever e a necessidade de informar a sociedade que a valorização dos trabalhadores no serviço público é uma forma de melhorá-lo; que a desvalorização e as agressões do governo aos servidores tratando-os como parasitas e inimigos visa destruir a gratuidade dos serviços públicos”.  Veja a seguir o panfleto que será distribuído, com a reivindicação, os motivos e justificativas e o calendário de lutas.

A Campanha será coordenada por uma Comissão composta por diretores e representantes dos servidores nos órgãos. A comissão já desenvolveu a arte da campanha e serão criados cards e posts para redes sociais, panfleto, camiseta, faixas, adesivos. 






NOSSOS

PARCEIROS