Home > Notícias > Servidores fazem greve e protestos em todo o Brasil contra PEC 32 nesta quarta, 18

Servidores fazem greve e protestos em todo o Brasil contra PEC 32 nesta quarta, 18

No Rio, os trabalhadores organizam uma caminhada no Centro, da Candelária, na Avenida Presidente Vargas, em direção à nova sede da Assembleia Legislativa (Alerj), na Rua da Ajuda. O ato está marcado para as 16h


Servidores fazem greve e protestos em todo o Brasil contra PEC 32 nesta quarta, 18
Foto: Fonacate

Extra

Nesta quarta-feira, 18 de agosto, servidores públicos federais, estaduais e municipais de todo o Brasil vão fazer uma greve nacional contra a reforma administrativa, como vem sendo chamada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Além disso, há protestos marcados em várias cidades. No Rio, os trabalhadores organizam uma caminhada no Centro, da Candelária, na Avenida Presidente Vargas, em direção à nova sede da Assembleia Legislativa (Alerj), na Rua da Ajuda. O ato está marcado para as 16h.

Em Niterói, haverá manifestação às 9h, em frente ao Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Na Região Serrana, em Nova Friburgo, a mobilização está programada para as 17h, na Rodoviária Urbana. No mesmo horário, em Resende, no interior fluminense, acontecerá um protesto no Mercado Popular.

A reforma administrativa, proposta pelo governo federal, muda regras para novos servidores públicos — por exemplo, reduzindo a estabilidade a apenas algumas categorias. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Em Brasília, a partir das 10h desta quarta-feira, servidores farão uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. A ideia é prosseguir até a Câmara dos Deputados.

Atos convocados por centrais sindicais também estão confirmados em Salvador, Fortaleza, Goiânia, Recife, Teresina, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo, Santos (SP), Santo André (SP), Bauru (SP) e Aracaju.

Seminário da Câmara na Alerj: defensores da PEC não compareceram

Na segunda-feira (16 de agosto), a Alerj recebeu o Seminário Estadual da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a Reforma Administrativa, evento que a Câmara federal está realizando nos estados para aprofundar o debate sobre a PEC 32/2020.

Representantes de instituições que defendem a aprovação do texto foram convidados, mas não compareceram.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Felipe Gonçalves, sustentou que o objetivo da reforma administrativa é sucatear o serviço público, sob o pretexto de inchaço da máquina, apesar do décit de servidores — no Judiciário, o número já chega a 5.000 postos de trabalho vazios, segundo ele.

— Essa PEC não ataca somente os servidores públicos, ela é um ataque à concepção de Estado. Ela quer acabar com os direitos que foram garantidos na Constituição de 88, como o direito a saúde, educação e saneamento básico — disse.






NOSSOS

PARCEIROS