Home > Notícias > Servidores da Cultura realizam 1º Ato Nacional Unificado

Servidores da Cultura realizam 1º Ato Nacional Unificado

No DF, uma comissão foi recebida por representante da Secretaria de Relações do Trabalho. Categoria cobra a definição de uma data para o início das negociações. Um novo ato já está programado para o dia 4 de abril. Participe!


Servidores da Cultura realizam 1º Ato Nacional Unificado
Reprodução/DR

Condsef/Fenadsef

Durante a manhã de hoje (28), servidores da Cultura realizaram manifestações em diversos estados, com o objetivo de cobrar do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a abertura imediata de negociações para a reestruturação da carreira do setor, no âmbito da mesa temporária e específica de negociação.

Embora o governo federal tenha sinalizado a retomada das políticas culturais no país, o que foi reverberado com um orçamento expressivo durante o primeiro ano de mandato do presidente Lula, o déficit de servidores segue sendo um empecilho para que as políticas públicas cheguem ao conjunto da população. 

O setor, que recebe uma das piores remunerações do poder executivo, enfrenta altos índices de evasão funcional.

Durante a recepção de uma comissão formada por representantes da Condsef, do Sindsep-DF e da Asminc, o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público do MGI, Mário dos Santos Barbosa, afirmou que o governo tem recebido uma avalanche de demandas represadas desde o ano passado, e que tem organizado ciclos de negociação com todo o funcionalismo. Além disso, reafirmou algumas inovações que estão sendo conduzidas na parte técnica, com o objetivo de padronizar, simplificar e transversalizar a estrutura das carreiras. 

As representações dos servidores reafirmaram a importância das políticas culturais para a população brasileira e a necessidade de o governo federal cumprir com suas premissas de corrigir distorções salariais entre diferentes cargos do poder executivo. Isso significa promover a valorização do conjunto do funcionalismo e, consequentemente, tratar de forma equânime as políticas públicas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, segurança pública, reforma agrária, entre outras, tão necessárias à qualidade de vida da população, e que só podem ser desempenhadas adequadamente por servidores públicos estáveis, qualificados e bem remunerados.

Nesse sentido, a bancada sindical reiterou a reivindicação de que o governo reveja a estratégia de priorização na condução do processo de negociação, e que observe a necessidade de dialogar, de fato, com a maioria do funcionalismo, que detém hoje os piores salários e que compõe os planos especiais de cargos, o PGPE e a CPST. 

A representação do governo não apresentou uma data para o início das negociações com o setor da Cultura, mas informou que elas continuarão, com a retomada das mesas já instaladas e a abertura de novas mesas entre os meses de junho e julho.

Os servidores da Cultura planejam intensificar a mobilização, organizada nacionalmente pelos sindicatos gerais da base da Condsef e pelo Departamento de Educação e Cultura. Um novo ato já está programado para o dia 4 de abril. Participe!






NOSSOS

PARCEIROS