Home > Notícias > Servidor da base do Sindsep-AP é novo presidente da CUT no Amapá

Servidor da base do Sindsep-AP é novo presidente da CUT no Amapá

Após os debates foi apresentada chapa de consenso que elegeu, Errolflynn Paixão, para presidir entidade junto das diretorias executiva e estadual


Servidor da base do Sindsep-AP é novo presidente da CUT no Amapá
Foto: Sindsep-AP

Sindsep-AP

A Central Única dos Trabalhadores no Amapá – CUT/AP realizou nos dias 27 e 28 de novembro, o 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras – CECUT/AP. O encontro reuniu delegados, suplentes, observadores e convidados na sede campestre do Sindsep/AP, no distrito de Fazendinha em Macapá.

Este ano o tema central tratou do fortalecimento dos sindicatos por mais direitos, soberania e democracia, com vistas a permanência da liberdade do ex-presidente Lula, a unidade da classe trabalhadora e definição do plano de lutas.

Ariovaldo de Camargo da CUT Nacional foi o convidado especial do evento e fez a análise de conjunturas: internacional e nacional, além de coordenar a mesa de votação, apuração e posse da nova diretoria. Ainda participaram do evento os professores Charles Chelala e Eliane Martins da Universidade Federal do Amapá e a ativista do levante Popular da Juventude, Marta Gomes.

Os debates do 12º CECUT foram divididos em quatro eixos: concentração de riquezas e o aumento da desigualdade no Brasil e na Amazônia; retirada de direitos e ameaça à democracia; transformações no mundo do trabalho, o futuro do trabalho e do sindicato, além da defesa da Amazônia. Após o trabalho de grupo foi feita a apresentação das propostas para a composição do Plano de Lutas da CUT/AP para os próximos quatro anos.

Como atividade principal do 12º foi instalado o processo de votação para a eleição da nova diretoria. Foi apresentada apenas uma chapa: juntos pelo povo e por Lula encabeçada pelo sindicalista, Errolflynn de Souza Paixão, presidente e Ivanéa Alves, vice-presidente compondo a direção executiva. Foram indicados ainda mais 18 nomes para compor a diretoria estadual.

Errolflynn Paixão substitui o jovem presidente, Geovane Grangeiro da Silva, que na nova composição assume a diretoria de finanças. Geovane teve papel importante na articulação para a aquisição da sede própria da CUT/AP e participou intensamente das manifestações pela manutenção dos direitos da classe trabalhadora.

Perfil

Errolflynn de Souza Paixão e turismólogo com especialização em docência do ensino superior e pós graduado em educação ambiental; servidor público federal a disposição do Governo do Estado do Amapá; foi o primeiro presidente eleito da CUT/AP; atuou de forma decisiva para a fundação da Central Única dos Trabalhadores no Estado, no final dos anos de 1980 e na fundação do Partidos dos Trabalhadores no Amapá - PT, bem como na articulação para a criação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Amapá – Sindsep-AP;  Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá e Sindicato dos Urbanitários do Estado do Amapá.  Atualmente Errolflynn exerce o cargo de secretário de finanças do Sindsep/AP.

“Hoje estamos dando um passo importante na unidade e em defesa da classe trabalhadora no Amapá, a chapa de consenso é a verdadeira demonstração dessa unidade, tenho certeza que essa vitória é o reconhecimento do grande esforço que fizemos para nos mantermos juntos, a luta não pode parar”, finalizou o presidente eleito da CUT/AP, Errolflynn Paixão.






NOSSOS

PARCEIROS