Home > Notícias > Secretaria-Geral da Presidência se compromete a mediar negociação de servidores com o MGI

Secretaria-Geral da Presidência se compromete a mediar negociação de servidores com o MGI

Na oportunidade as entidades entregaram um ofício conjunto direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva onde apontam o tratamento desigual com aposentados e pensionistas do serviço público federal


Secretaria-Geral da Presidência se compromete a mediar negociação de servidores com o MGI
Divulgação/DR

Sindsep-DF

O ato que marcou o Dia do Aposentado em frente ao Palácio do Planalto, organizado com o objetivo de cobrar reajuste salarial sobre a remuneração dos servidores federais em 2024, rendeu uma reunião com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República. Na oportunidade as entidades entregaram um ofício conjunto direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva onde apontam o tratamento desigual com aposentados e pensionistas do serviço público federal. Confira aqui a íntegra.

A equipe da Secretaria-Geral da Presidência da República, que recebeu uma comissão de representantes dos servidores, se comprometeu a mediar as negociações da campanha salarial junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).  

A bancada sindical chegou a um consenso e vai apresentar uma contraproposta unificada na MNNP, elaborada com a assessoria da subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef, prevendo reajustes de até 34,32% em três anos, sendo a primeira parcela já em 2024.

Confira aqui o estudo técnico que embasa a contraproposta que será apresentada pela bancada sindical na MNNP, incluindo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais. 

Entenda o caso

A proposta apresentada pela bancada governamental na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada no mês de dezembro inclui, para este ano, reajuste somente nos benefícios, sem previsão de alteração na remuneração da categoria, o que é prejudicial aos trabalhadores aposentados, hoje maioria dos servidores do Executivo Federal.

Para o Sindsep-DF, a proposta de reajuste zero foi uma provocação à categoria, que deve responder com mobilização e organização para defender seus salários e direitos em uma conjuntura complexa de disputa política, polarização, desinformação e restrições orçamentárias impostas pelo novo arcabouço fiscal.

O povo elegeu mais e melhores serviços públicos

Ao contrário do que é erroneamente propagado pela mídia corporativa brasileira, seguidista do financismo neoliberal, servidores não são marajás nem desfrutam de supersalários e privilégios.

Dados publicados pela organização republica.org demonstraram que, ao contrário disso, a média salarial recebida por 70% da categoria varia entre 3,4 e 5 mil reais.

Além disso, o percentual de trabalhadores no setor público do país também desmistifica a propaganda do “Estado inchado”: o Brasil possui 11,3 milhões de servidores, 12,5% do total da população economicamente ativa, enquanto a média dos 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 23,5%. Ou seja, o Brasil teria que ter muito mais servidores para dar conta da oferta de políticas públicas de qualidade para a sua população.






NOSSOS

PARCEIROS