Home > Notícias > Reajuste linear: expectativa por nova rodada na Mesa Geral

Reajuste linear: expectativa por nova rodada na Mesa Geral

Os servidores esperam pela resposta do Ministério da Gestão e da Inovação à contraproposta unificada dos dois blocos de entidades (Fonasefe e Fonacate), apresentada no final de janeiro


Reajuste linear: expectativa por nova rodada na Mesa Geral
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Jota

É grande a expectativa entre as entidades do funcionalismo federal para a nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, marcada para esta quarta-feira (28/2), em Brasília. Os servidores esperam pela resposta do Ministério da Gestão e da Inovação à contraproposta unificada dos dois blocos de entidades (Fonasefe e Fonacate), apresentada no final de janeiro.

Enquanto as carreiras ligadas ao Fonasefe pedem reajuste de 34,32%, dividido em 3 parcelas 10,34%, entre 2024 e 2026; os servidores ligados ao Fonacate pleiteiam 22,71%, em três parcelas de 7,06%.

Esses números se contrapõem à recomposição de 9%, entre 2025 e 2026, sem reajuste neste ano, proposta pelo Ministério da Gestão e da Inovação, no final de 2023. A proposta do MGI prevê o reajuste do vale-alimentação de R$ 658,00 para R$ 1 mil, em maio deste ano.

Essa negociação ocorre em paralelo ao avanço das mesas temporárias e específicas, mecanismo pelo qual o governo discute individualmente a reestruturação de diferentes carreiras. Conforme a newsletter Por Dentro da Máquina têm informado, o governo prioriza esse modelo.






NOSSOS

PARCEIROS