Home > Notícias > Posse: Márcia Jorge assume presidência do Sintsep-GO

Posse: Márcia Jorge assume presidência do Sintsep-GO

Plenária festiva ocorreu neste sábado, 23/4, na nova sede recreativa do Sintsep-GO. Confira os relatórios jurídicos no corpo do texto e as fotos


Posse: Márcia Jorge assume presidência do Sintsep-GO
Fotos: Reprodução/Sintsep-GO

Sintsep-GO

Em clima de festa, o Sintsep-GO realizou neste sábado, 23/4, na nova sede recreativa adquirida recentemente pela entidade, sua segunda plenária sindical de base. No dia de seu aniversário, no qual se comemora 33 anos de fundação, foi empossada a nova direção que estará à frente do sindicato ao longo do triênio 2022/2025. A chapa eleita, denominada “Unidade na Luta”, liderada pela companheira e uma das fundadoras do Sintsep-GO, Márcia Jorge, concorreu sem adversários.


Deputada estadual Adriana Accorsi (PT) e presidenta do Sintsep-GO, Márcia Jorge

Abrilhantaram o evento vários convidados, entre eles a deputada estadual, Adriana Accorsi (PT), que reforçou a parceria com a entidade e a admiração, tanto pela história do Sintsep-GO, quando pela trajetória pessoal de Márcia Jorge, que já ocupou a presidência do sindicato na década de 90. “O respeito e a admiração que tenho pelo Sintsep-GO e por Márcia Jorge é de família, vem do meu pai e da minha mãe, e está permanentemente comigo, nas lutas que travamos juntos”, afirmou.


Presidente da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo

Sérgio Ronaldo, presidente da Condsef/Fenadsef se deslocou de Brasília para prestigiar a posse da nova direção “de um dos mais combativos sindicatos da Condsef”, conforme destacou. Com ele, a companheira Jussara Griffo, também diretora da Condsef/Fenadsef e do Sindsep-MG, parabenizou Márcia Jorge e, na pessoa dela, toda a equipe que assume o sindicato. “Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi vocês terem construído uma chapa de consenso, sem disputas, ou seja, um campo real de unidade no movimento; isso é maravilhoso e vocês estão de parabéns”, expressou.

Ricardo Manzi, presidente do Sindsaúde-GO parabenizou toda a direção, em nome do companheiro Ademar Rodrigues, que presidiu a entidade por 12 anos. “O Sintsep-GO é um sindicato que participa não somente da luta trabalhista, mas da luta solidária, defendendo os movimentos sociais e a classe trabalhadora, de maneira universal. A trajetória da companheira Márcia Jorge é moldada por esta luta e, certamente, o Sindsaúde continuará sendo um parceiro de primeira hora”, asseverou.

A professora Ana Rita também compareceu ao evento, representando o mandato popular do vereador Mauro Rubem (PT), que não pôde comparecer em função de compromisso político. Ana Rita, que é chefe de gabinete, destacou a parceria do atual vereador e ex-deputado estadual com a entidade e com os interesses dos servidores públicos federais. Mesmo não estando presente, o nome de Mauro Rubem – citado pelo companheiro do Incra, Raulino Mendes – foi aclamado várias vezes pela plenária, que reconhece sua importância na luta do movimento sindical e, em especial, nas bandeiras defendidas pelo Sintsep-GO.

Ieda Leal, secretária de Comunicação da CUT-GO e tesoureira do Sintego, representou a presidente de ambas as entidades, Bia de Lima, cumprimentando Márcia Jorge e agitando a plenária, em uma dinâmica improvisada na qual os presentes seguraram pequenos cartazes, com as bandeiras de luta dos movimentos sindical e social contra o governo Bolsonaro. O “Fora Bolsonaro” dominou o ambiente, assim como os aplausos ao ex-presidente Lula.

Gestão do regime próprio de previdência pelo INSS

Teresinha de Jesus Aguiar, a Teca, dirigente do Sintfesp GO/GO, além de representar a pré-candidata Marina Sant’Anna, palestrou aos delegados sindicais sobre a decisão do governo federal de transferir a gestão do regime próprio de previdência dos servidores federais para o INSS.

De acordo com ela, isso faz parte de uma estratégia formulada pela equipe de Paulo Guedes, que visa privatizar a previdência brasileira, instituindo um sistema de capitalização – semelhante ao que tem sido duramente criticado no Chile, por exemplo. “Você transfere tudo para o INSS, centraliza, e depois sucateia o órgão, como já vem sendo feito. No futuro, você tem o cenário perfeito para justificar uma suposta privatização. A estratégia de sempre”, avaliou.

Segundo ela, Funasa e IBGE já tiveram suas folhas de aposentadoria transferidas para a chamada CEAB (Central de Atendimento e Benefícios), criada para administrar os regimes próprios de previdência social. “Hoje temos uma fila no INSS, um passivo, de três milhões de solicitações de aposentadoria. Quem é do regime próprio vai entrar nessa fila e sabe-se lá quando terá seu processo deferido. O governo não faz concurso, não contrata, porque a estratégia é sucatear para justificar, no futuro, a adoção do sistema privado, administrado pelos bancos”, alertou.

Plenária sindical de base


Max Andrews, da assessoria jurídica do Sintsep-GO

Mesmo sendo uma plenária festiva, ela contou com os momentos tradicionais das plenárias sindicais, como os informes jurídicos, repassados pelo advogado Max Andrews e análise de conjuntura, proferida por vários companheiros como Ademar Rodrigues, Sérgio Ronaldo e Welison Marques.

:: Confira aqui o relatório do andamento das ações e o relatório jurídico consolidado até o momento

Foi dado um panorama da campanha salarial de 2022 e das várias etapas de negociação entre o movimento sindical e o governo, que culminou, recentemente, na proposta de reajuste de 5% sobre o vencimento básico – “o que não atende à categoria”, conforme reforçou Ademar.

A luta permanente contra a PEC 32/2020, também conhecida como “o desmonte do serviço público” também foi tema da análise de conjuntura. “É uma bandeira para a qual temos que concentrar todas as nossas forças. Não podemos permitir que esse governo perverso encaminhe essa matéria, jamais, pois ela representa o fim do serviço público, em todos os sentidos”, reforçou o então presidente do Sintsep-GO.

Prestação de Contas


Assembleia ordinária de prestação de contas aprova balancete por unanimidade

Junto com a Plenária Sindical de Base foi realizada ainda assembleia geral ordinária de prestação de contas, na qual os delegados sindicais avaliaram as contas do Sintsep-GO de todo o período de 2021.

O tesoureiro da entidade Vicente Ribeiro, ao lado de uma das contadoras da entidade e do conselheiro fiscal Francisco Aciso Leles, conduziu a exposição do relatório do Conselho Fiscal, cujo parecer recomendou a aprovação das contas da entidade, sem ressalvas. Colocado em regime de votação, as contas foram aprovadas pelos delegados por unanimidade.

:: Clique e confira aqui o balancete completo de 2021 aprovado pela Plenária

Posse


Ademar Rodrigues, em seu último discurso como presidente da entidade

Logo após a assembleia, em seu último discurso como presidente da entidade, Ademar Rodrigues agradeceu o empenho de toda a equipe que tem conduzido o Sintsep-GO nos últimos 15 anos, 12 dos quais foram presididos por ele. O ex-presidente citou, de forma rápida, os investimentos feitos, no âmbito administrativo e patrimonial, e o empenho na luta sindical, “que nunca deixou de ser feita, pelo contrário, foi intensificada”, declarou.

Ele afirmou que o grupo permanece unido para conduzir o sindicato, agora sob a liderança de Márcia Jorge, em meio aos desafios que o momento exige.

Essa foi a deixa para que o presidente da Comissão Eleitoral do Triênio 2022/2025, Dilson Sérgio, junto com os demais integrantes presentes, viesse à mesa e chamasse, um a um, os dirigentes do próximo mandato. O ex-presidente, agora tesoureiro, dá lugar à ex-secretária de formação, agora presidenta, Márcia Jorge.

Numa saraivada de palmas, ela vai à frente dos delegados, delegadas e convidados agradecendo, primeiramente, a todos os que tornaram possível a realização desta plenária festiva. Reforça seus compromissos com a classe trabalhadora e com a luta popular, com os direitos dos servidores e sua dignidade; com um serviço público que honre, tanto o trabalhador, quanto a população. “Vamos para a luta, companheiros!”, bradou. “Mas agora, agora é festa”, emendou com um sorriso.






NOSSOS

PARCEIROS