Home > Notícias > Novos deputados são maioria na Câmara

Novos deputados são maioria na Câmara

Há muitas novidades que saíram das urnas na eleição de deputados federais no último domingo (7). O número de novos eleitos (269) é maior que o número de reeleitos, 244 (48%).


Novos deputados são maioria na Câmara
Foto: Divulgação / DR

Diap

No grupo de 269 novos, 128 já ocuparam outros cargos públicos. São parlamentares que chegarão à Câmara Federal tendo acumulado experiência política no Legislativo ou Executivo. Já exerceram cargos de senador, deputado estadual ou deputado distrital, vereador, prefeito, secretário estadual ou municipal, além da titularidade como ministros de Estado. Pelos critérios do DIAP, a eleição desses deputados reforça a tese de circulação no poder.

Os efetivamente novos, isto é, aqueles que ocupam cargo público eletivo pela primeira vez, são 141.

Número de mandatos

O recorte por número de mandatos, entre os eleitos e reeleitos, demonstra que a nova composição da Câmara para a Legislatura 2019-2023, que começará no dia 1º de fevereiro de 2019, reunirá parlamentares menos experientes na condução do processo legislativo.

Haverá 253 deputados estreantes, ou seja, assumindo o 1º mandato; outros 108 no 2º mandato; 74 no 3º; 27 no 4º; 23 no 5º; 18 no 6º; 7 no 7º; e apenas 3 no 8º mandato. Estes 3 últimos, decanos da Casa, são os deputados Atila Lins (PP-AM), Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Átila Lira (PSB-PI).

ELEITOS E REELEITOS (UF / PARTIDO / ORDEM ALFABÉTICA)






NOSSOS

PARCEIROS