Home > Notícias > Negociações do ACT da Conab são retomadas

Negociações do ACT da Conab são retomadas

As entidades sindicais apresentaram uma contraproposta na mesa de negociação e agora aguardam um retorno da empresa pública


Negociações do ACT da Conab são retomadas
Divulgação/Conab

Fenadsef

Na terça e quarta-feiras (21 e 22/11), a Fenadsef, Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) e Asnab se reuniram com a direção da Conab, na segunda rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 do setor.  Foram repassadas cláusulas que haviam ficado pendentes da rodada anterior, no início de setembro, a Conab apresentou propostas advindas de suas consultas com a SEST e as entidades sindicais apresentaram nova contraproposta.

Fenadsef, Fisenge e Asnab solicitaram 90% do IPCA (índice que garante um percentual um pouco melhor que o INPC, que havia sido oferecido) e 32% de reajuste no vale-refeição e auxílio-creche, benefícios cuja valorização ficou retida durante a pandemia por causa da Lei Complementar 173, a qual, por outro lado, autoriza a correção cheia a partir de janeiro de 2022.

A diretora da Fenadsef e do Sindsep-PE, Elna Melo, que está a frente das negociações do ACT da Conab, conta que já houve também o restabelecimento de uma agenda para o Fórum de Relações do Trabalho. Ela explica que o fórum deve discutir demandas específicas do setor e as próximas reuniões devem ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

A Fenadsef/Fisenge e Asnab agora aguardam a devolutiva da Conab.






NOSSOS

PARCEIROS