Home > Notícias > Mulheres promovem atos de rua em todo o Brasil neste 8 de março

Mulheres promovem atos de rua em todo o Brasil neste 8 de março

A luta histórica das mulheres pelo fim da violência de gênero e contra o machismo e o patriarcado será lembrada mais uma vez nesta sexta-feira, 8 de março de 2024


Mulheres promovem atos de rua em todo o Brasil neste 8 de março
Reprodução/Sindsep-PE

Sindsep-PE

A luta histórica das mulheres pelo fim da violência de gênero e contra o machismo e o patriarcado será lembrada mais uma vez nesta sexta-feira, 8 de março de 2024. No Dia Internacional das Mulheres serão realizados atos em diversas cidades do país promovidos pelas CUT’s estaduais e movimentos de mulheres.

O tema deste ano é “Mulheres em defesa da democracia pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”. Na pauta: o combate à fome, o direito ao aborto, sem anistia para golpista, não às privatizações, não ao racismo e ao sexismo, além da igualdade salarial e contra todos os tipos de violência.

No Recife, o ato do dia de luta terá concentração, às 15 horas, no Parque 13 de Maio. A saída está prevista para às 17h em direção ao Pátio de São Pedro. O Sindsep-PE convoca todas as servidoras públicas federais a participarem da caminhada.

“O dia 8 de março, que deriva de uma série de acontecimentos que se intensificaram a medida que a revolução industrial se estabeleceu, ainda precisa ser marcado por um dia de renovação de muita luta, em função das longas jornadas de trabalho, da ausência de direitos, dos riscos a vida das mulheres, o pagamento desigual aos gêneros. A manifestação por direitos para as mulheres precisa ser recorrente para que a gente possa superar toda essa descriminação e, principalmente, que a gente possa exterminar todo o tipo de violência e todo o tipo de crime que ainda é praticado contra ela”,  lembra a diretora do Sindsep-PE, Elna Melo.

Veja o vídeo acima com Carmen Silva, educadora do SOS Corpo. Ela fala mais sobre a pauta deste 8 de março.  

História 

Em 1910, na cidade de Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que foi apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem, entretanto, estipular uma data específica. 

Em 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas foram às ruas protestar contra o czar Nicolau II. Na pauta: as más condições de trabalho, a fome e participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Conhecida como "Pão e Paz", a manifestação foi tão importante que é apontada, por historiadores, como um dos eventos que desencadearam a Revolução Russa.  O Dia Internacional da Mulher foi recuperado pelo movimento feminista na década de 1960, sendo adotado oficialmente pelas Nações Unidas no ano de 1977. 






NOSSOS

PARCEIROS