Home > Notícias > Lula sanciona reajuste linear para servidores federais após sete anos de congelamento

Lula sanciona reajuste linear para servidores federais após sete anos de congelamento

Servidores terão 9% de reajuste linear que, segundo a ministra Esther Dweck, de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, serão aplicados na folha de maio, a ser paga em junho


Lula sanciona reajuste linear para servidores federais após sete anos de congelamento
YouTube/Lula

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef participou nesta sexta-feira, 28, de solenidade no Palácio do Planalto onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o PLN 2/23 e assinou medida provisória (MP) que irá garantir 9% de reajuste linear na remuneração total aos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Lei 8.112/90 do Executivo Federal. A ministra Esther Dweck, de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, prometeu colocar o aumento já na folha de maio, a ser paga em junho. Vale lembrar que o novo valor do auxílio-alimentação de R$658 começa a valer a partir da folha de pagamento emitida em abril, a ser paga a partir de 1º de maio. 

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que o país passa por uma verdadeira reconstrução e que servidores públicos serão fundamentais nesse processo. O presidente frisou que o acordo firmado neste momento pode não ser tudo que as pessoas desejaram, mas é importante. "Vamos ter que fazer concursos em várias carreiras (...) Quando a gente fala em fazer concurso, algumas pessoas reclamam de gastança. Mas, para melhorar qualquer serviço público em qualquer país do mundo, você tem que contratar pessoas”, disse Lula.

>> ACESSE AQUI a íntegra da MP 1.170/23 que altera remuneração dos servidores do Poder Executivo

Assista a cerimônia que sancionou o reajuste dos servidores:

Respeito aos servidores

O presidente Lula ainda afirmou que enquanto durar seu mandato os servidores poderão ter a certeza de que serão tratados com respeito, decência e dignidade. Lula lembrou da importância da valorização da democracia e do diálogo, frisando que os últimos anos foi pautado por um "governo do monólogo". "Conversar, dialogar, divergir, convergir, sempre ajuda a chegar em um denominador comum", reforçou o presidente. 

O próximo passo neste processo deve ser a retomada das mesas setoriais de negociação, consideradas fundamentais para assegurar avanços em demandas represadas das mais diversas categorias do setor público. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, reforça que a entidade já deu início ao agendamento de uma série de encontros dos setores de sua base, a maioria do Executivo Federal, para que cada categoria promova um processo de organização e mobilização permanente levantando as prioridades e construindo a luta em torno de suas principais pautas.

Seminário inicia debate sobre Campanha Salarial 2024

Nessa direção, o Fonasefe iniciou nessa sexta um seminário para debater a campanha salarial de 2024. O objetivo é organizar um plano de luta e mobilização da categoria, em todo o País. 

Confira como foram as discussões de hoje:

O evento traz debates sobre a conjuntura, o arcabouço fiscal, o ciclo orçamentário e a organização para a próxima jornada de reivindicação pela recomposição salarial das perdas históricas. A programação prevista para este sábado, 29, foi adiada. A nova data divulgaremos amplamente aqui e em nossas redes.






NOSSOS

PARCEIROS