Home > Notícias > Lula defende reajuste salarial e contratações no serviço público

Lula defende reajuste salarial e contratações no serviço público



REGIANE SOARES
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira novas contratações no serviço público federal e salários mais altos. Lula disse que "apanha" da imprensa quase todos os dias por "inchar a máquina" administrativa e sugeriu aos servidores que façam passeatas pedindo mais funcionários.

"O que eu lamento é que, às vezes, eu apanho pela imprensa todo dia: 'porque o Lula está contratando mais gente, o Lula está inchando a máquina'. E vocês [servidores] não fazem uma passeata dizendo: 'contrata mais, contrata mais'", afirmou o presidente, durante a inauguração da primeira agência da Previdência Social especializada em benefícios por incapacidade, em São Paulo.

Lula também admitiu que os servidores públicos "ganham mal", e defendeu salários mais altos e maiores condições de trabalho. "É preciso acabar com essa mania de que os funcionários públicos federais ganham bem. Na verdade, quase todos ganham mal", afirmou o presidente.

Durante seu discurso, Lula contou um caso de um servidor que trocou um salário de R$ 26 mil na Petrobras para receber R$ 200 mil na iniciativa privada, com dois anos pagos adiantados. "Aí não é marajá. É eficiente", comentou.

Segundo Lula, se o serviço público quiser melhorar o atendimento, terá de melhorar os salários.

"Se a gente quiser melhorar as agências [da Previdência] e dar condições de trabalho, tem que contratar mais gente. Se a gente quiser melhorar o atendimento médico para os doentes, tem que pôr gente", afirmou Lula.

O presidente participou da cerimônia de inauguração da primeira agência da Previdência Social especializada em benefícios por incapacidade, que começará a funcionar na segunda-feira, das 7h às 17h. Participaram da solenidade os ministros Luiz Marinho (Previdência), Nelson Jobim (Defesa) e o Miguel Jorge (Desenvolvimento), além do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Publicado em 16/07/2008






NOSSOS

PARCEIROS