Home > Notícias > Governo fala mais uma vez em adiar reajuste dos servidores previsto para 2019

Governo fala mais uma vez em adiar reajuste dos servidores previsto para 2019

Lembrando que na pauta de reivindicações 2018, servidores cobram também o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015


Governo fala mais uma vez em adiar reajuste dos servidores previsto para 2019
Reprodução

Sindsep-PE

Depois de acatar, sem ressalvas, o reajuste de 16,38% para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo anunciou que pretende adiar o reajuste de janeiro de 2019, previsto para uma pequena parcela do funcionalismo federal, algo em torno de 253 mil pessoas. Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o adiamento deve ser feito por meio de uma medida provisória. Caso não consiga aprová-la, a ideia é reformular o orçamento, deixando-o mais “compatível com a realidade”. 

Esse reajuste a ser adiado, previsto na Lei nº 13.464/17, não representa diretamente os servidores filiados ao Sindsep-PE. Ele atinge apenas sete carreiras do Executivo (VER ABAIXO) e mais uma gratificação, que é concedida aos servidores ou empregados requisitados pela Advocacia Geral da União (AGU). A base do sindicato, assim como a da Condsef/Fenadsef, que representa a maioria do Executivo, não teve reajuste este ano e, se depender do governo, também não terá em 2019, já que Temer insiste em reajuste zero e nem sequer dialoga com a categoria.

Após liberar o reajuste de 16,38% aos ministros do STF e de toda a repercussão negativa na imprensa, o presidente Michel Temer chegou a publicar na sua conta no Twitter que “o aumento dos servidores do Executivo será mantido. Porque se fosse vetado, geraria efeitos apenas sobre o Executivo e não sobre o Legislativo e o Judiciário". No entanto, parece que não é bem assim. “Mais uma vez o governo beneficia um setor em detrimento a outro, descumprindo inclusive a lei”, diz, indignado, o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

Na pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2018 dos Servidores Federais, uma das demandas é justamente a extensão da Lei nº 13.464/17 para os demais servidores do Executivo, cerca de 1,1 milhão de pessoas. A defasagem salarial da categoria é grande. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), seria necessário um percentual de 25,63% para recompor o poder de compra dos servidores.

Lembrando que na pauta de reivindicações 2018, os servidores cobram também o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015. Não se trata de reajustes salariais, mas a criação de grupos de trabalho para analisar demandas específicas, como reestruturação de carreiras. A categoria reivindica também este ano aumento da per capita para a saúde suplementar, a criação da data-base, a regulamentação da negociação coletiva no setor público etc.

SETORES COM REAJUSTE PREVISTO PARA 2019
Conforme Lei nº 13.464/17, que pode ser descumprida pelo governo
- Carreira de perito-médico previdenciário
- Carreira de supervisor médico-pericial
- Carreiras tributária e aduaneira da Receita Federal do Brasil e de auditoria-fiscal do Trabalho
- Carreira policial civil dos extintos territórios federais do Acre, do Amapá, de Rondônia e de Roraima
- Carreira de diplomata
- Carreiras de oficial de chancelaria e de assistente de chancelaria
- Carreiras de analista de infraestrutura e do cargo isolado de especialista de infraestrutura sênior
- Gratificações concedidas aos servidores ou empregados requisitados pela Advocacia Geral da União






NOSSOS

PARCEIROS