Home > Notícias > Filiadas à Condsef se somam a Marcha das Margaridas com foco na reconstrução do Brasil

Filiadas à Condsef se somam a Marcha das Margaridas com foco na reconstrução do Brasil

A reconstrução do Brasil passa pela retomada de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento econômico com igualdade sociail. Nesse cenário, a valorização dos serviços públicos e das servidoras e servidores brasileiros será também essencial


Filiadas à Condsef se somam a Marcha das Margaridas com foco na reconstrução do Brasil
Foto: Antônia Ferreira da Silva/Sindsep-DF

Condsef/Fenadsef

Servidoras e servidores públicos federais de entidades filiadas à Condsef/Fenadsef de todo o Brasil enviaram representantes para participar da 7ª Marcha das Margaridas que terminou nessa quarta-feira, 16, levando mais de 100 mil trabalhadoras à Esplanada dos Ministérios. Depois de quatro anos, o retorno da marcha à capital federal foi marcado pela entrega de uma pauta de reivindicações de mulheres de todas as regiões do país ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No foco deste ano está a reconstrução do Brasil que passa pela retomada de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento econômico com igualdade sociail. Nesse cenário, a valorização dos serviços públicos e das servidoras e servidores brasileiros será também essencial. 

Entre os anúncios e compromissos feitos no encerramento da marcha está a entrega de R$ 25 milhões e assistência técnica para a prática da agroecológica, feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira. Metade desse valor será destinado às mulheres e ao lançamento do programa “Cidadania e Bem Viver”, para retomar o Programa Nacional de Documentação para a Trabalhadora Rural, criado no primeiro programa governo Lula, para benefícios previdenciários e trabalhistas. Outro compromisso firmado pelo ministério é o de colocar em circulação 270 unidades móveis para atender mulheres com profissionais da saúde, delegacias especializadas e outros serviços. Além disso, será criada uma ouvidoria para monitorar se o serviço tem chegado aos municípios.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também assinou duas portarias, uma para reinstalar o Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres Agricultoras do Campo, da Floresta e das Águas, e outra para implementar um fórum de discussão para tratar de questões de mulheres pescadoras, marisqueiras e das águas com o objetivo de definir políticas para o setor. Outro anúncio muito aguardado foi o lançamento do Programa Emergencial de Reforma Agrária destinado a assentar 7,2 mil famílias. A medida marca a retomada do assentamento no país, após oito anos. 

No encerramento, o presidente Lula ainda fez um balanço desses sete meses de governo exaltando a retomada de políticas públicas abandonadas pela gestão anterior. "O resultado de todo esse processo passará também pela retomada e reestruturação de carreiras essenciais à implementação de todas essas políticas públicas necessárias ao avanço e conquistas para as mulheres e trabalhadoras do campo, da cidade, dos setores público e privado", aponta Jussara Griffo, diretora da Condsef/Fenadsef, uma das mais de 100 mil trabalhadoras presentes na marcha de hoje. "A Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas, que representam as servidoras e servidores na ponta do atendimento dessas políticas públicas também estão aqui para reivindicar as condições de trabalho adequadas ao atendimento dos anúncios importantes feitos pelo governo. Os avanços de que tanto o Brasil precisa necessitam desse olhar e do investimento do governo nos serviços públicos e nós servidoras e servidores do país", destacou Griffo. 

Com informações da CUT Nacional






NOSSOS

PARCEIROS