Home > Notícias > Evento esclarece dúvidas sobre situação da Funasa

Evento esclarece dúvidas sobre situação da Funasa



Trabalhadores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) atenderam ao chamado do Sintsef-BA e participaram ativamente da Oficina de Debates sobre Reestruturação do Ministério da Saúde (MS) e Funasa, realizado pela Condsef na sexta-feira passada, em Salvador. Dirigido aos servidores da Bahia e Sergipe, o evento debateu a política de gestão de pessoas na presença de representantes da Condsef, gestores da Fundação e do Ministério.

Os participantes, que lotaram o auditório da Associação de Funcionários Públicos do Estado da Bahia, puderam esclarecer suas dúvidas e expor suas  inquietações.

Em 29 de março deste ano, o governo publicou o decreto 7135, que, na prática, desmonta a Funasa ao transferir 26 cargos para o MS, que ficará responsável pela gestão dos servidores nos estados. Núcleos Estaduais serão organizados para administrar as atividades. Para o governo, este é o primeiro passo para regularizar a situação dos servidores cedidos aos estados e municípios. ”A Funasa não está sendo extinta, ou não teríamos realizado concurso para admitir novos servidores”, garantiu Rafael Agnelo, membro da Assessoria Jurídica da Coordenação de Recursos Humanos do MS.

Não raro, alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores – assédio moral, falta de qualificação profissional, ausência de fiscalização adequada - mostraram-se comuns aos dois estados presentes na Oficina.

Hildo Valentim, Coordenador do Núcleo Oeste do Sintsef-BA e servidor da Funasa, acredita que a simples realização do evento com o Ministério ouvindo os trabalhadores já é um sinal positivo da evolução do debate: “Quando discutimos juntos, unificamos as forças e damos uma resposta forte às demandas”, resumiu.

Publicado em 31/05/2010






NOSSOS

PARCEIROS