Home > Notícias > Enquanto Bolsonaro fala em derrubar uso de máscara, país passa de 171 mil mortos

Enquanto Bolsonaro fala em derrubar uso de máscara, país passa de 171 mil mortos

Ignorando novo surto e perdas da população, como faz desde março, presidente diz que falta derrubar o ?último tabu? se referindo ao uso de máscaras, uma das formas de evitar a contaminação pelo novo coronavírus


Enquanto Bolsonaro fala em derrubar uso de máscara, país passa de 171 mil mortos
Foto: Diego Vara/Agência Brasil

Portal CUT

Mesmo com o Brasil contabilizando 171.497 vidas perdidas para a Covid-19 e 6.204.570 pessoas contaminadas até às 8h da manhã desta sexta-feira (27), com vários estados registrando um surto da doença, com aumento dos números de casos e mortes, possivelmente alguns já vivendo a segunda onda da pandemia, o governo federal ainda não tem um plano nacional de combate ao novo coronavírus.

Pior que isso, o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), continua zombando da tragédia sanitária e do drama das famílias enlutadas, ignorando - e estimulando seus seguidores a fazer o mesmo – as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do vírus, como evitar aglomerações, usar máscaras e álcool em gel. Nesta quinta, ele disse que o uso de máscaras é "o último tabu a cair".

"A questão da máscara, ainda vai ter um estudo sério falando sobre a efetividade da máscara... é o último tabu a cair", afirmou.

No dia em que o presidente estimulou o fim do uso das máscaras, o Ministério da Saúde divulgou, às 20h, que o país tinha registrado 698 mortes em 24 horas, elevando a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias para 479. Desde o dia 15 de novembro o país vem registrando altas consecutivas no número de mortos em consequência da Covid-19.  

Nas 24 horas entre quarta e quinta-feira, foram confirmados 37.672 novos casos de pessoas contaminadas. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 31.640 novos diagnósticos por dia, a maior desde 16 de setembro.

O Rio de Janeiro, segundo estado mais afetado pela pandemia, que tem 346.024 casos confirmados e 22.394 óbitos desde o início da pandemia, vem registrando alta na média móvel de contaminações e mortes há dez dias.

O novo surto já preocupa médicos e autoridades da saúde do Rio. Somente nesta quinta-feira (26), foram registradas 138 mortes - aumento de 20% em relação ao dia anterior -, e 2.029 novos casos. A taxa de ocupação de leitos também subiu e em algumas cidades 97% dos leitos para Covid estão ocupados

Em São Paulo, estado mais afetado pela pandemia, com 1.229.267 casos e 41.773 mortes, as notícias sobre novo surto começaram com médicos de hospitais privados alertando que os leitos estavam lotados, depois a rede pública também admitiu o aumento, mas o governador João Doria (PSDB) não anunciou medidas mais duras de isolamento social.

Ele decidiu analisar os indicadores só na segunda-feira (30), um dia depois do segundo turno das eleições municipais. O candidato do PSDB, Bruno Covas, concorre com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos no próximo dia 29.

O comitê de saúde que assessora o governo de São Paulo no combate à Covid-19 até recomendou, na terça-feira (24), um aumento nas restrições de circulação no estado para combater o avanço do coronavírus, mas não teve jeito.

Em SP, as internações por Covid-19 apresentaram alta pela segunda semana seguida, segundo dados divulgados na segunda-feira (23). Houve um aumento de 17% nas internações entre os dias 15 e 21 de novembro, após aumento de 18% na semana anterior, de 8 a 14 de novembro. Estados.

Médias de mortes no Brasil

Em comparação aos últimos sete dias, a média móvel de mortes subiu em dez estados: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, AC, AM, CE e SE.

Ficou estável, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente, em outros sete estados: MS, PA, RO, BA, MA, PB e PE

E está em queda em 9 estados mais o Distrito Federal: PR, DF, GO, MT, AP, RR, TO, AL, PI e RN.

Confira percentuais de aumento feitos pelo G1:

Sul

PR: -24%
RS: +42%
SC: +62%

Sudeste

ES: +51%
MG: +24%
RJ: +88%
SP: +44%

Centro-Oeste

DF: -23%
GO: -33%
MS: -12%
MT: -68%

Norte

AC: +20%
AM:+51%
AP: -26%
PA: +12%
RO: -8%
RR: -64%
TO: -53%

Nordeste

AL: -19%
BA: -1%
CE: +119%
MA: +6%
PB: -6%
PE: +3%
PI: -32%
RN: -63%
SE: +16%






NOSSOS

PARCEIROS