Home > Notícias > Em meio a luta por reajuste, Dia Nacional do Aposentado reforça importância da valorização

Em meio a luta por reajuste, Dia Nacional do Aposentado reforça importância da valorização

O Sindiserf/RS irá realizar um encontro das Aposentadas, Aposentados e Pensionistas ainda no primeiro trimestre de 2024


Em meio a luta por reajuste, Dia Nacional do Aposentado reforça importância da valorização
Arte: Sérgio Trentini/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Nesta quarta-feira (24), é Dia Nacional da Aposentada e do Aposentado e é também dia de lutar pela categoria. Atualmente, servidoras aposentadas, servidores aposentados e pensionistas enfrentam o descaso por parte do governo federal, por isso a Condsef/Fenadsef convocou atividades em todo o Brasil para marcar a data, além de um ato em Brasília.

A falta de concursos públicos nos últimos anos demandou acúmulo de tarefas para os ativos, o que gera sobrecarga somada com a falta de condições adequadas de trabalho e ao sucateamento da estrutura pública. Os próximos anos tendem a ampliar esse número já que muitos servidores atingem tempo para se aposentar. Diversos, inclusive, optam por continuar no setor público recebendo o chamado abono permanência, uma forma de manter servidores experientes ainda em atividade.

A secretária dos Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Zaida Haack Bastos, destaca o quanto a categoria está desalentada com as últimas informações sobre o imprescindível reajuste salarial, negado até o momento. A proposta apresentada pelo governo, em dezembro, prevê reajuste apenas em benefícios que não incidem na remuneração dos aposentados e pensionistas.

“Aposentados continuam a pagar impostos, a previdência social, muitos de nós somos arrimos de família, auxiliamos filhos e netos, pagam aluguel ou financiamento da casa própria”, declara Zaida ao lembrar, ainda, as despesas excessivas com planos de saúde.

Ela salienta a importância da contraproposta da bancada sindical, integrante da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que minimamente contempla a categoria, ao repor as perdas do período. “Solicitamos às autoridades responsáveis que nos ouçam, para que aposentadas, aposentados e pensionistas possam comemorar junto com nossas famílias, a correção das perdas.”

A servidora aposentada afirma que são milhares de trabalhadoras e trabalhadores públicos que dedicaram suas vidas a conduzir políticas públicas e atender o Estado e o povo brasileiro. “Somos o técnico em enfermagem, o atendente, o agente administrativo, o contabilista, aquele que ingressou no serviço público com o segundo grau escolar, muitos concluindo graduações nesse espaço de tempo e que carregaram a estrutura pública nas costas com a sua dedicação”, finaliza ela.

O Sindiserf/RS irá realizar um encontro das Aposentadas, Aposentados e Pensionistas ainda no primeiro trimestre de 2024. O Dia Nacional do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926, de 30 de julho de 1981.






NOSSOS

PARCEIROS