Home > Notícias > Dieese realiza esta sexta, 24, palestra sobre desenvolvimento sustentável do Nordeste

Dieese realiza esta sexta, 24, palestra sobre desenvolvimento sustentável do Nordeste

O evento é gratuito e aberto ao público e todas as pessoas interessadas nesse assunto podem e devem participar


Dieese realiza esta sexta, 24, palestra sobre desenvolvimento sustentável do Nordeste
Divulgação

Sindsep-PE

“Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Nordeste: Desafios para o movimento sindical” é tema de uma palestra que será oferecida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta sexta-feira (24/03), das 9h às 12h, na sede do Sindsep-PE. O evento é gratuito e aberto ao público e todas as pessoas interessadas nesse assunto podem e devem participar.

Para tratar do tema, a direção sindical e a equipe do Dieese Pernambuco convidaram o diretor técnico do Dieese e também sociólogo, doutor e mestre em Educação pela USP, Fausto Augusto Júnior. Segundo Elna Melo, diretora do Sindsep-PE  que compõe também  a direção estadual e executiva nacional do Dieese, o objetivo da palestra é construir ou reconstruir ações voltadas para o desenvolvimento regional a partir das potencialidades existentes, atentando para o mundo do trabalho que se apresenta em constantes e aceleradas transformações, tendo como recorte o estado de Pernambuco.

A palestra desta sexta deve ser a primeira de uma série que o escritório regional do Dieese em Pernambuco deve realizar. Sempre com atividades abertas ao público para que não apenas o movimento sindical, mas toda a sociedade possa participar. Assim como o desenvolvimento sustentável do Nordeste, os demais a serem abordados também devem ser de interesse geral.

Novos horizontes

Após um “tenebroso inverno” de governos que não dialogaram com a classe trabalhadora, o Dieese volta a sonhar com dias melhores, na esperança que a entidade possa cumprir a sua missão. “O governo Lula vê o Dieese como uma entidade que assessora o movimento sindical, mas que também pode subsidiar a gestão pública em várias frentes, como tem feito com a pesquisa de emprego e desemprego, com a cesta básica, mas também com os observatórios da agricultura familiar, do trabalho, da educação e com projetos voltados ao trabalho decente, sustentável, além da assessoria, promovendo cursos que capacitam e qualificam pessoas nessas áreas”, conta Elna Melo.

Ela lembra que os governos passados de Lula e os de Dilma fizeram convênios e projetos com o Dieese. “Agora, renovamos nossas tratativas e os espaços começam a ser construídos para pensar, elaborar e apresentar novas propostas e firmar novas parcerias que ajudem a gestão que se iniciou com ferramentas modernas, inclusivas, sustentáveis na execução de políticas públicas. Sim, há perspectivas de grandes ações junto ao governo federal e de grandes contribuições ao movimento sindical e ao mundo do trabalho”, diz a sindicalista.






NOSSOS

PARCEIROS