Home > Notícias > Dia da mulher com café da manhã, palestra e mobilização de servidores

Dia da mulher com café da manhã, palestra e mobilização de servidores

Na manhã desta segunda-feira (11/03), o Incra de Goiás, em parceria com o Sintsep-GO e entidades de trabalhadores rurais, comemorou o Dia da Mulher com um café da manhã na sede da Assincra, em Goiânia


Dia da mulher com café da manhã, palestra e mobilização de servidores
Reprodução/Sintsep-GO

Sintsep-GO

Durante a manhã, os servidores assistiram à palestra da deputada federal Adriana Accorsi (PT/GO) sobre combate à violência e assédio contra mulheres. Adriana, que é delega estadual, como deputada federal tem contribuído para implantação de Delegacias da Mulher em municípios goianos. Ela ressaltou a importância de aumentar a presença da mulher em todos os espaços de poder até como forma de defesa dos direitos femininos.

Adriana informou que apresentou um projeto de lei pela igualdade salarial entre homens e mulheres e outro projeto intitulado “Não é Não”, referindo-se à luta contra o assédio sexual. “Recebemos 70% menos que os homens e trabalhamos de 3 a 11 horas a mais por semana nas nossas jornadas externas e dentro de casa”, lembrou.

Durante a manhã, o Incra em Goiás, reforçando a campanha “Assédio Não tem desculpa. Denuncie!”, implantada pela autarquia federal no ano passado, entregou aos presentes na palestra um guia explicativo de como identificar assédios. “Estamos abertos a receber denúncia sobre qualquer ato que configure assédio”, ressaltou o superintendente do Incra Goiás, Elias D’Ângelo.

Mobilização de servidores

A deputada Adriana Accorsi recebeu da mão dos servidores do Incra Goiás a carta com as reivindicações de reestruturação e salariais do Incra. “Servidor do Incra ganha menos da metade do que é pago ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); tem plano de carreira desatualizado há mais de 20 anos e perde força de trabalho todos os dias com aposentadorias e sem recomposição do quadro”, relatou a servidora Nádia dal Molin ao entregar o documento para a deputada. Adriana também recebeu uma cesta de alimentos com produtos da reforma agrária.

Na próxima quinta-feira (14/3), uma comitiva de servidores do Incra Goiás seguirá para Brasília com o objetivo de acompanhar a mesa de negociação salarial e de reestruturação com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

Atualmente, são 73 servidores ativos e colaboradores para cuidar de 14 mil famílias assentadas em 307 assentamentos, 34 comunidades quilombolas e 152 mil propriedades rurais.

Nacional

Um ato unificado na manhã desta segunda (11/3), em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) decidiram realizar uma nova atividade na próxima quinta-feira, dia 14/3, a partir das 14h, para acompanhar a reunião da mesa específica e temporária de negociação para a reestruturação das carreiras.

Na data, haverá mobilização com paralisação em todo o país. Caso as negociações não avancem, o setor pode entrar em greve.






NOSSOS

PARCEIROS