Home > Notícias > Desconto sobre primeira parcela do 13o acontece este mês

Desconto sobre primeira parcela do 13o acontece este mês

Procedimento ocorre desde 2009. Mesmo na pandemia, o sindicato continua atuando para assegurar direitos


Desconto sobre primeira parcela do 13o acontece este mês
Reprodução/DR

Sintsef-BA

Os filiados ao Sintsef-BA terão suas mensalidades sindicais majoradas agora em junho (com pagamento em julho), por ocasião do recebimento da primeira parcela do décimo-terceiro salário nos vencimentos de parte dos trabalhadores do serviço público federal. O desconto é isolado e não implica em reajuste do valor da mensalidade sindical, que permanece em 1 % (um por cento) do vencimento bruto de cada filiado.

A ocorrência do índice da mensalidade sobre o décimo-terceiro salário foi autorizada em assembleia geral e acontece para filiados da ativa e aposentados desde 2009 e para os pensionistas desde 2013. Os valores são fracionados em duas etapas ao longo do ano (junho e dezembro), de forma a não onerar muito os vencimentos dos trabalhadores. A arrecadação extra ajuda o Sintsef-BA a organizar os trabalhadores em suas lutas, que a cada ano aumentam em volume. Com isso, as ações de resistência também cresceram na mesma proporção. Até hoje inexiste um sistema de negociação coletiva para a solução de conflitos dos SPSFs, capaz de trazer igualdade de condições para as partes envolvidas. Este ano, mesmo durante a pandemia de Covid-19, as atividades sindicais não diminuíram. Respeitando as medidas de distanciamento social, o sindicato continua atuando para assegurar os direitos dos trabalhadores do serviço público federal.

As obrigações da luta sindical, como despesas administrativas, contribuições a entidades nacionais a quem o sindicato é filiado (e que ajudam a amplificar a mobilização), obrigaram o SINTSEF-BA a buscar o apoio de sua base. Mesmo assim, diante do expressivo volume de gastos extras, o sindicato preferiu esta forma de contribuição esporádica a aumentar o percentual da sua mensalidade.

E é dessa forma, com o apoio de sua base, que o sindicato continuará cada vez mais forte e independente.






NOSSOS

PARCEIROS