Home > Notícias > Condsef aguarda cumprimento de acordos firmados com o governo

Condsef aguarda cumprimento de acordos firmados com o governo




Os servidores públicos federais (SPF´s) representados pela base da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) aguardam para esta semana os desdobramentos de diversos acordos firmados com o governo com o propósito de suspender a greve da categoria, que seguia forte em todo o Brasil. Para estancar a mobilização o governo, por meio do Ministério do Planejamento, assinou termos de compromisso que foram apresentados e analisados pelos servidores. De posse dos acordos os servidores representados pela CONDSEF votaram pela suspensão do movimento grevista.

Para amanhã, a CONDSEF espera a assinatura do decreto presidencial que põe fim ao corte de ponto dos servidores em greve. No acordo, o governo assumiu que abonaria os dias parados se os servidores retornassem ao trabalho. O prazo dado pelo governo para analisar a proposta foi dia 13 de julho. No dia 14, após discussão em plenária, os servidores da base da CONDSEF decidiram suspender a greve.

Mais acordos

No entanto, esta não foi a única questão que motivou a suspensão do movimento e o governo precisou também assumir o compromisso de continuar as negociações com os servidores que ainda não haviam recebido propostas oficiais. Os servidores da Cultura foram os únicos até agora a assinar termo que garante a liberação de uma gratificação fixa para ativos, aposentados e pensionistas que varia de R$ 505,00 a R$ 1.550,00.

Para os demais servidores o governo abriu uma agenda de negociações que seria concluída no dia 10 de agosto quando já está agendada uma reunião com o ministro Paulo Bernardo. No acordo, representantes do Ministério do Planejamento receberiam os servidores uma vez por semana para discussão e apresentação de uma proposta. Na última semana a reunião foi cancelada e remarcada para esta quarta-feira (27). Os representantes dos servidores da base da CONDSEF aguardam agora o desdobramento dessas reuniões que servirão de indicativo para as futuras decisões da categoria. Uma plenária já está marcada para o dia 13 de agosto quando a CONDSEF apresenta as propostas do governo para os servidores do PCC (Plano de Classificação de Cargos).

Impasse na Saúde

A CONDSEF aguarda ainda a situação dos servidores da Funasa, Saúde e Trabalho (DRT´s) representados por ela na mesa de negociação com o governo. Depois de cumprir o acordo de suspender a greve, os servidores, que haviam recebido a proposta de extensão dos 47,11% já repassados ao INSS, foram prejudicados pela continuidade da greve neste setor.

De acordo com o governo todas as propostas feitas foram retiradas da mesa devido à continuidade da greve no INSS, representado pela FENASPS. Agora, a CONDSEF luta para que os servidores representados por sua base e que cumpriram o acordo com o governo não sofram as conseqüências da decisão de outras entidades.

A CONDSEF participou hoje de uma reunião no Ministério da Saúde onde apresentou essas preocupações. Uma nova reunião foi marcada para a quinta-feira (28) onde o assunto continuará sendo tratado.






NOSSOS

PARCEIROS