Home > Notícias > Com salário congelado há quatro anos, servidores federais buscam diálogo com governo

Com salário congelado há quatro anos, servidores federais buscam diálogo com governo

Desde que assumiu, o governo de Jair Bolsonaro não abriu mesa de negociação com o funcionalismo. Servidores alertam para os prejuízos à população trazidos pelo sucateamento do serviço público


Com salário congelado há quatro anos, servidores federais buscam diálogo com governo
Divulgação

Rede Brasil Atual

Com salários congelados há quatro anos, os servidores públicos federais buscam, sem sucesso, um caminho para negociar a reposição das perdas com a inflação nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro. “Não estamos pleiteando nada. Apenas a correção da inflação no período, que é de 19,99%. Quando a gente vai ao posto de gasolina, ao shopping, ao supermercado, não há desconto para o funcionalismo, com o salário defasado, porque está com os salários congelados há quatro anos. Pagamos o mesmo preço”, disse hoje (25) à RBA o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva.

Mais cedo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no Fórum Econômico Mundial em Davos que o único aumento ao funcionalismo que cabe no orçamento do governo é de 5%, correspondente à inflação do ano medida até agora. E voltou a citar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário (Depen) para dizer que o governo privilegia essas categorias em caso de reajuste.

Guedes disse também que é possível “dar alguma coisa, mas esquece o que ficou para trás. Perdas acontecem. Todo mundo perdeu no mundo inteiro”. E que a reposição a todo o funcionalismo neste ano eleitoral só é possível até 5%.

“O governo mantém o desrespeito com o funcionalismo, não chama para conversar, para dialogar. Não há negociação”, disse o dirigente.

Na última quinta-feira (18), os principais fóruns do funcionalismo federal — o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) pediram audiência com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a recomposição salarial. Ainda não houve resposta. A expectativa é que o encontro aconteça no próximo dia 31, data em que haverá grande ato em Brasília para pressionar o governo, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso.

A postura intransigente do governo de Jair Bolsonaro, na sua avaliação, é coerente com a poítica de “estado zero” para o povo, especialmente o mais pobre, com a ‘miserabilização’ e redução da oferta de serviços públicos. Uma estratégia para desviar recursos para garantir a amortização da dívida pública, garantindo pagamento a banqueiros.

Uma política, conforme lembrou, coerente com a destruição anunciada pelo próprio presidente em viagem aos Estados Unidos, logo no início do governo, em visita ao então presidente Donald Trump. “Foram lá dizer que iam vender e destruir tudo. É zero para o povo e zero para o serviço público, que se encontra na UTI”, disse a liderança, lembrando o contingenciamento do orçamento em todas as áreas, entre elas ciência e tecnologa, com cortes de 90%, que trazem prejuízo a toda à sociedade.

Servidores federais e população prejudicados

“O serviço público está engessado. Atualmente o INSS tem 19 mil servidores, menos da metade do que tinha 15 anos atrás. Por isso uma fila de 3 milhões de pessoas aguardando para poder acessar seus benefícios. No período, o país passou de 665 mil servidores para 501 mil. São 164 mil a menos. Cada servidor está sobrecarregado, fazendo o serviço de três. É assim no posto de saúde, no hospital, no INSS, na Justiça do Trabalho. E a população, na ponta, mal atendida”, disse.

Outro exemplo de como o sucateamento do serviço público afeta diretamente a vida da população é longa espera para a realização de cirurgias. “Tem gente esperando dois anos e o governo diz que é por causa da pandemia. É preciso zelo e respeito no atendimento ao povo, que está na ponta, e que é o patrão – e não o governo”, destacou.

Sérgio Ronaldo lembrou ainda que, além de economizar com o arrocho salarial dos servidores e com o desmonte dos serviços à população, o governo ainda tira proveito do impacto negativo resultante para reforçar a tese da ineficiência do serviço público, para justificar a privatização.

E que, ao manobrar a opinião pública contra os servidores, conta com o apoio da mídia tradicional, tendenciosa, que defende um estado que não atenda aos interesses da maioria da população, servindo à política econômica de Paulo Guedes. “A imprensa só dá oportunidade para um lado, e não para o contraponto, fazendo um deserviço. Tem lado, o dos empresários, como fazem ao defender ‘reformas trabalhistas’ que só retiram direitos e não criam os empregos que dizem que vão criar. Uma mídia que lamentavelmente tem de ser regulamentada”.

“Inadmissível que queiram jogar a população contra o funcionalismo. O Brasil foi a 6ª economia mundial e hoje é a 12ª, quase caindo para 13ª. Como país subdesenvolvido, a prioridade deve ser para o serviço público, que pode atuar na redução das desigualdades”.






NOSSOS

PARCEIROS