Home > Notícias > Assembleia-geral do Sindsep-DF referenda contraproposta de reajuste salarial ao governo

Assembleia-geral do Sindsep-DF referenda contraproposta de reajuste salarial ao governo

Categoria também ratifica a convocação da 1ª Marcha dos Aposentados ao Palácio do Planalto


Assembleia-geral do Sindsep-DF referenda contraproposta de reajuste salarial ao governo
Reprodução/Sindsep-DF

Sindsep-DF

Em assembleia geral virtual realizada na manhã de hoje (18/01), 151 servidores públicos federais da base do Sindsep-DF referendaram a contraproposta de reajuste salarial elaborada pela Condsef/Fenadsef.

No estudo técnico da subseção do Dieese que embasa a contraproposta, os percentuais consideram perdas e reajustes que as categorias tiveram nos últimos anos. Como na proposta unificada da bancada sindical apresentada ao governo, a contraproposta considera dois blocos de percentuais de reajuste (29,49% e 18,30%) a serem divididos em três anos (2024, 2025 e 2026).

Para chegar a esses valores foram consideradas a inflação acumulada de Maio/2016 a Dezembro/2023, além das inflações projetadas relativas ao IPCA/IBGE de 2024 e 2025. Para os cálculos foi considerada ainda a metade da inflação de maio de 2016 que marcou o início do governo golpista de Michel Temer.

Durante a assembleia, os servidores avaliaram a conjuntura política, marcada por fortes restrições orçamentárias impostas pelo novo arcabouço fiscal, e a proposta apresentada pela bancada governamental na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada no mês de dezembro. Para 2024, a proposta inclui reajustes somente nos benefícios, sem previsão de alteração na remuneração da categoria, o que impacta severamente os aposentados.

Em todas as intervenções, os servidores manifestaram indignação com o cenário proposto, e referendaram por amplo consenso a contraproposta elaborada pela Condsef/Fenadsef, que será apresentada às demais entidades sindicais que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Ao final do encontro, foram eleitos 16 delegados e 37 observadores do DF que participarão da plenária nacional virtual da Condsef para discutir o resultado das assembleias e consolidar a proposta da Confederação.

As direções do Sindsep-DF e da Condsef reforçaram a convocação dos servidores à 1ª Marcha dos Aposentados ao Palácio do Planalto, que acontece na quarta-feira (24/01), com concentração a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.






NOSSOS

PARCEIROS