Home > Notícias > Assembleia Geral Permanente: Trabalhadores do meio ambiente intensificam mobilização

Assembleia Geral Permanente: Trabalhadores do meio ambiente intensificam mobilização

Categoria tem reunião com o governo marcada para 1º de fevereiro para discutir a reestruturação da carreira e melhoria nas condições de trabalho


Assembleia Geral Permanente: Trabalhadores do meio ambiente intensificam mobilização
Foto: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF

Sindsep-DF

Representantes da Condsef/Fenadsef e do Sindsep-DF participaram, na tarde de ontem (16/01), de assembleia geral permanente convocada pela Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA no DF (Asibama/DF), realizada na sede da entidade. A assembleia, híbrida, contou com um quórum de mais de sessenta servidores no presencial, e com mais de 200 online. 

O encontro teve por objetivo intensificar a mobilização dos trabalhadores do meio ambiente, que têm reunião com o governo marcada para 1º de fevereiro, para a reestruturação da carreira e melhoria nas condições de trabalho. Além desses pontos, os servidores lutam pela extensão, à categoria, das gratificações de fronteira e interiorização, pela criação de uma gratificação por atividade de risco, além de equiparação da carreira do meio ambiente com a carreira das agências reguladoras.

Dados de uma pesquisa conduzida pela Ascema Nacional indicam a intenção de mais de 75% de servidores do meio ambiente em migrar para carreiras mais atrativas. Além disso, a previsão de aposentadoria de mais de mil trabalhadores nos próximos anos também indica a necessidade de fortalecimento da carreira para a retenção de profissionais para a execução das complexas atividades de competência regimental do Ibama, ICMBio, MMA e Serviço Florestal Brasileiro. A reestruturação da carreira desses servidores é, portanto, um passo fundamental para fortalecer a proteção do meio ambiente no Brasil, conter atividades predatórias e garantir a integridade de áreas protegidas, terras indígenas e de comunidades tradicionais.

Durante a assembleia, foram ratificadas a priorização das atividades que, durante a mobilização, serão mantidas pelos servidores da Diretoria de Qualidade Ambiental e da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA. Os servidores também decidiram reforçar os comitês estratégicos de mobilização, adotar identidade visual e convocar atos públicos.


Foto: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF

Além de manifestar apoio à luta dos trabalhadores do meio ambiente, a Condsef/Fenadsef e o Sindsep-DF apresentaram informes sobre a Campanha Salarial 2024 – uma contraproposta ao governo está em discussão nas bases – e sobre o recente Congresso da Condsef, destacando duas resoluções: A resolução em solidariedade ao povo Palestino, contra o genocídio promovido pelo sionismo; e a Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília, que unificará trabalhadores dos setores público e privado pela revogação da reforma trabalhista, da reforma da previdência e da lei da terceirização sem limites.

A mesa da assembleia informou que já está divulgando a assembleia geral da categoria, o que reforça a unidade dos trabalhadores do setor público nas pautas específicas e gerais.






NOSSOS

PARCEIROS