Home > Notícias > Aniversário dos 35 anos do Sindsep-PE faz homenagem à luta das mulheres

Aniversário dos 35 anos do Sindsep-PE faz homenagem à luta das mulheres

Haverá a exibição de um documentário sobre igualdade de gênero, debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, sorteio de livros e camisas relacionados ao feminismo, apresentação musical, coquetel e corte de bolo


Aniversário dos 35 anos do Sindsep-PE faz homenagem à luta das mulheres
Reprodução/Sindsep-PE

Sindsep-PE

O aniversário de 35 anos do Sindsep-PE, comemorado no próximo dia 19 de março, coincide com o mês em que é comemorado a luta das mulheres por equidade de gênero. Por isso, a festa de aniversário do Sindicato, que acontece na próxima terça-feira, a partir das 15h, em sua sede, terá uma programação especial voltada para o tema do feminismo.

Na ocasião, haverá a exibição de um documentário que discute a igualdade de gênero no Brasil através da rotina de 12 mulheres. Entre as principais personagens estão a filósofa Djamila Ribeiro, a deputada Tabata Amaral, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da transemprego. No documentário é possível ver a rotina de trabalhos dessas mulheres e todos os desafios que passam no cotidiano.

Cada uma das personagens mostram as adversidades vividas por elas em suas jornadas diárias em busca de maiores oportunidades no mundo do trabalho. Histórias de mulheres que lidam, cotidianamente, com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Depois da exibição do filme, haverá um debate com o tema: Os desafios enfrentados pelas mulheres em uma sociedade machista. Em seguida, sorteio de livros e camisas relacionados ao feminismo.

Em um segundo momento, a partir das 18h, o Sindsep-PE será palco de um momento cultural, com música ao vivo. Também será oferecido um coquetel, culminando com um corte de bolo para os presentes.

“Iremos debater um tema que não deve ser voltado apenas para as mulheres. Acredito ser de grande importância a presença do maior número de servidores neste dia. Isso porque não temos como combater a desigualdade de gênero e o machismo sem dialogarmos com os homens”, comentou a diretora do Sindsep-PE, Elna Melo.

Observar as relações de desigualdade permite que os homens possam refletir sobre qual o papel que eles podem assumir na busca pela equidade. Além de ouvir e entender as perspectivas do movimento feminista, os homens devem desempenhar algumas tarefas importantes na busca pela equidade de gênero.

Veja abaixo algumas dicas importantes:

  • Não silencie uma mulher quando ela fala
  • Respeite a autonomia de uma mulher
  • Contrate mais mulheres e por salários iguais aos dos homens que exercem as mesmas funções!
  • Não faça questionamentos machistas
  • Converse sobre equidade de gênero
  • Não reproduza piadas machistas
  • Antes de falar sobre feminismo, estude e ouça





NOSSOS

PARCEIROS