Home > Notícias > 31 anos de luta por direitos e liberdade!

31 anos de luta por direitos e liberdade!

Criado antes mesmo de a Constituição permitir a organização sindical do funcionalismo público, o sindicato tem uma história marcada por muitas conquistas e vitórias


31 anos de luta por direitos e liberdade!
Reprodução

Sindsep-DF

O Sindsep-DF completa hoje, 28 de agosto, 31 anos de dedicação e luta em prol dos direitos dos servidores e demais trabalhadores e de um serviço público de qualidade e gratuito para todo o povo brasileiro. O aniversário é marcado por dois importantes acontecimentos: a posse da nova diretoria gestão 2018-2021 e a luta em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato nas eleições de 2018.

A nova diretoria foi eleita em 2016, mas como resultado da judicialização e criminalização do movimento sindical, teve a sua posse suspensa por mais de dois anos por força de liminar em ação movida pela chapa perdedora. Os novos diretores tomaram posse em 23 de julho de 2018 com o compromisso de intensificar a luta em defesa da democracia, contra a retirada de direitos e pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016.

Tendo claro o seu papel transformador, o Sindsep-DF foi pioneiro na luta em defesa da democracia e contra o golpe jurídico-parlamentar-midiático que tirou do cargo a presidente Dilma, legitimamente eleita pelo povo com 54 milhões de votos, para viabilizar a retira de direitos da classe trabalhadora com a aprovação da EC 95, da terceirização sem limites (Lei 13.429/2017) e da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017).

Neste sentido, de maneira coerente com a sua concepção sindical, o Sindsep-DF levou para a base que aprovou a criação do Comitê dos Servidores Federais em Defesa da Democracia, pela Liberdade Imediata de Lula e pelo Direito de Lula ser Candidato em 2018, cujos membros compareceram no ato de registro da candidatura do companheiro Lula, em 15 de agosto.

Criado antes mesmo de a Constituição permitir a organização sindical do funcionalismo público, o sindicato tem uma história marcada por muitas conquistas e vitórias, como: Regime Jurídico Único (Lei 8.112/90); estabilidade no emprego; direito de organização sindical; abertura de concurso público; liberação do FGTS; incorporação dos 28,86%; ganho de ações dos 3,17% e da Gratificação de Atividade Executiva (GAE); retorno dos anistiados; ampliação da Licença Maternidade; ganho de ações que garantem a equiparação de gratificações de desempenho entre ativos-aposentados-pensionistas; reajuste do auxílio-alimentação e outros benefícios; incorporação das GDs às aposentadorias, e outras.

A entidade também foi uma das impulsionadoras do impeachment de Collor e pioneira na luta pelo retorno dos demitidos do Collor (Lei 8.878/94) e pela readmissão dos demitidos do FHC (PDVistas).

Tudo isso sem nunca abrir mão de nenhum direito conquistado pelos servidores e na defesa intransigente da democracia.

Viva o Sindsep-DF!






NOSSOS

PARCEIROS