Home > Notícias > 28/11 – Trabalhadores da Conab, participem das assembleias dos sindicatos gerais da Condsef e fortaleçam a luta da categoria

28/11 – Trabalhadores da Conab, participem das assembleias dos sindicatos gerais da Condsef e fortaleçam a luta da categoria

Os trabalhadores da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) devem estar mais atentos que nunca à luta da categoria por melhores condições de trabalho. Um movimento ilegítimo vem tentando enfraquecer e desviar a atenção da maioria para sua pauta de reivindicações. Na última quinta-feira, 24, um informativo passou a circular convocando trabalhadores da Conab para uma assembleia a ser realizada no dia 5 de dezembro, em Brasília. A assembleia está sendo convocada por uma suposta comissão de negociação coletiva e pela direção executiva da Asnab que tem por objetivo esvaziar as assembléias convocadas pela Condsef e seus sindicatos gerais que estão sempre lotadas. Esse grupo tem apoio irrestrito da diretoria da Conab e quer aprovar um acordo coletivo que não atende aos anseios da maioria dos trabalhadores da companhia.

Como associações não possuem prerrogativa legal para assinar qualquer acordo em nome dos trabalhadores, esse grupo está se valendo de uma entidade de aluguel (CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio) que nem ao menos tem histórico de lutas em defesa dos trabalhadores públicos para conduzir as decisões dos trabalhadores da Conab. Por si só este fato configura um verdadeiro absurdo e afronta à liberdade de organização dos trabalhadores da Conab. Como uma entidade que não tem sequer trabalhadores públicos filiados pode representar os trabalhadores da Conab? Esta é apenas uma questão. Diante de tantas informações que tentam enfraquecer a luta da maioria dos trabalhadores da Conab, a Condsef volta a esclarecer e reforçar sua legitimidade frente a representação da categoria.

No mesmo informativo, os ditos “representantes legítimos” dos trabalhadores afirmam que a Condsef e seus sindicatos filiados ingressaram com um dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sem aprovação da categoria. Uma completa inverdade já que todas as ações da Condsef e suas filiadas estão legitimadas por uma plenária setorial dos trabalhadores da Conab realizada no dia 15 de junho deste ano. A plenária contou com participação de representantes dos trabalhadores da Conab de 20 estados (MG, SP, BA, PI, SC, DF, CE, PE, RN, AP, MT, RO, AL, MA, AM, RR, RS, GO e RJ), incluindo o Distrito Federal. Além de aprovar a pauta de negociação da categoria, a plenária setorial deu amplos poderes para que a Condsef utilizasse de todas as instâncias legais necessárias para defender e ratificar a pauta aprovada de forma legítima pelos próprios trabalhadores.

Assembleias ratificam a luta da maioria – Justamente para ratificar o que a categoria já legitimou na plenária setorial do dia 15 de junho, os sindicatos gerais filiados à Condsef estão realizando assembleias em todo o Brasil. As assembleias estão acontecendo com participação maciça dos trabalhadores que terão suas decisões sobre pauta de reivindicações e dissídio coletivo ratificadas e fortalecidas.

Já o esquema capitaneado por diretores da Conab em parceria com a Executiva da Asnab Nacional não tem nenhuma sustentação legal. Tal situação vem mostrar que a empresa está tentando impor um calote que levará prejuízo a maoria dos trabalhadores. Ao utilizar um artifício de negociação paralela a direção da Conab quer que a categoria concorde com uma negociação que prevê reajuste de 8,5% enquanto o Dieese aponta necessidade de 12,04% no acumulado do ano. Fechar um acordo rebaixado interessa mais a funcionários com cargos de chefia que recebem os benefícios das negociações em dobro. E quanto a maioria dos trabalhadores? O acordo que tentam aprovar está longe de ser um acordo justo para a maior parcela da categoria. Lembrando que para verem seu plano ser concretizado vale até alugar a confederação do comércio (CNTC), entidade que nada tem a ver com setor público.

Para denunciar esses atos anti-sindicais, implantados e apoiados pela direção da Conab, a Condsef já encaminhou ofício aos ministérios da Agricultura, Planejamento e Casa Civil. Caso as afrontas a livre organização dos trabalhadores continuem a Condsef vai recorrer também a denúncias junto a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Não é possível tolerar esta gigantesca intromissão na organização dos trabalhadores. Intromissão que tem na arrecadação de imposto sindical um de seus maiores focos. Condsef e Sindsep´s são contra a cobrança de imposto compulsório e acreditam na organização dos trabalhadores feita a partir da contribuição voluntária e participação dos próprios trabalhadores. Assim, respeitando a categoria é que se organiza a luta dos trabalhadores e se reúne forças em busca de melhores condições de trabalho.

Todos às assembleias dos Sindsep´s – Para reforçar e ratificar todas as decisões já tomadas de forma legítima na plenária setorial dos trabalhadores da Conab realizada no dia 15 de junho deste ano a Condsef convida todos a participarem das assembleias dos Sindsep´s que estão acontecendo nos estados. Assim os trabalhadores reforçam sua luta e impedem que irregularidades e arbitrariedades em sua organização sejam cometidas. Todos às assembleias dos Sindsep´s para ratificar e fortalecer as decisões da maioria e não aquilo que a direção da Conab e as chefias querem aprovar. Juntos os trabalhadores sempre serão mais fortes!






NOSSOS

PARCEIROS