Home > Notícias > 17/03 - Servidores do Incra também se mobilizam para garantir cumprimento de acordo

17/03 - Servidores do Incra também se mobilizam para garantir cumprimento de acordo

Após reunião da Mesa Setorial de Negociação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que aconteceu no último dia 15, os servidores do órgão decidiram se preparar para uma greve caso o governo não assuma os compromissos firmados com a categoria em 2005. A paralisação das atividades no Instituto já foi anunciada em Alagoas (AL). No encontro nacional dos servidores do setor, realizado em Brasília, na sede da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), foram discutidos uma série de temas de interesse da categoria. A necessidade urgente de contração de servidores para o Incra, o reajuste e reestruturação da tabela salarial, um dos compromissos firmados nas negociações com o governo em 2005, aspectos da conjuntura e dificuldades na organização estrutural do trabalho foram os destaques do encontro. Uma nova reunião entre bancada sindical e governista acontece na próxima quarta-feira (22). Uma paralisação nacional foi aprovada para o mesmo dia. O movimento é um recado ao governo para mostrar que os servidores do Incra estão atentos às negociações no Planejamento.



Caso o governo não apresente uma proposta satisfatória e que atenda aos anseios e expectativas alimentadas pelos servidores do órgão, o Incra pode parar por tempo indeterminado, comprometendo o andamento da Reforma Agrária no país.

A Secretaria Nacional do MST escreveu artigo em defesa da contratação emergencial de servidores públicos para o Incra (Leia artigo completo na seção "Notícias/Arigos"). No artigo, o MST chama a atenção para o fato de que sem o reforço da equipe responsável por concretizar os assentamentos de terra no país, muito dificilmente o governo conseguirá cumprir a meta estipulada no início do mandato de Lula de assentar 400 mil famílias sem-terra até 2006.

Para garantir o cumprimento dos acordos com a categoria os servidores do Incra decidiram também intensificar trabalhos de pressão junto a parlamentares. Uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, também está nos planos da categoria.






NOSSOS

PARCEIROS